Para comemorar os 10 anos do Museu Memória de Nazaré, a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) organiza uma revitalização do espaço, com instalações imersivas e interativas desenhadas para convidar os visitantes a viver a história do Círio como uma experiência sensorial em qualquer dia do ano. A reinauguração ocorre nesta terça, dia 04, a partir das 19h, logo após a cerimônia na Basílica Santuário.
Instalado ao lado da Casa de Plácido, o Memória de Nazaré abriga uma exposição permanente que conta a história da fé e da devoção mariana, que tem seu maior momento no Círio. São fotos das romarias, mantos utilizados pela Imagem Peregrina, cartazes de edições passadas do Círio de Nazaré, pedidos e promessas de romeiros, com as tradicionais casas e barcos, carregados pelos devotos durante a procissão.
Neste novo museu, completamente reformulado, os visitantes farão uma viagem pelo tempo para conhecer os principais personagens, histórias e lendas relacionadas à origem da devoção à Nossa Senhora na Amazônia. “Detalhamos como a devoção começou em Belém, desde o momento em que o caboclo Plácido encontra a sagrada imagem de Nossa Senhora de Nazaré, na floresta, próxima ao igarapé Murutucu, os relatos do milagre do sumiço da imagem, a evolução da devoção, os primeiros milagres, o primeiro Círio, o surgimento da corda, e sua evolução até a magnitude que a procissão e eventos relacionados ao Círio adquirem nos dias atuais, que nos dão o título de maior Festividade Católica do Mundo. Mostramos os principais momentos e homenagens desta grande celebração de fé, que envolve a todos, sem distinção”, conta Antônio Salame, coordenador do Círio 2022.
SALAS & EXPOSIÇÕES
As Raízes de Nossa Identidade
A Origem da Devoção na Amazônia
O Achado de Plácido
A Primeira Ermida
O Primeiro Círio de Nazaré
A Berlinda & A Corda
As Procissões
As Homenagens
A Imagem Peregrina
A Basílica Santuário
A Imagem Original
Sala dos Milagres
Fonte: Com informações da assessoria da DFN