Notícias

Eleições: MDB é recordista na Alepa e Câmara no Pará

Eleições: MDB é recordista na Alepa e Câmara no Pará

O MDB mostrou sua força nas eleições deste domingo no Pará. Fez cabelo, barba e bigode, saindo das urnas como o partido mais vitorioso. Além de reeleger o governador Helder Barbalho, a sigla foi campeã de votos para a Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa, totalizando pouco mais de 1.4 milhão de votos conquistados por seus candidatos à Câmara e 1.2 milhão à Alepa. Individualmente, destaques para a Dra. Alessandra Haber, estreante em eleições, obtendo pouco mais de 250 mil votos, eleita deputada federal em primeiro lugar no ranking dos 17 que vão representar o Pará em Brasília. Já no parlamento local, destaques para Chamonzinho, com 109 mil votos, e Iran Lima, com 92 mil votos. Foram os primeiros colocados.

HISTÓRICO

Conforme o DIÁRIO antecipava em sua edição do último domingo, 2, se eleito como previam as pesquisas eleitorais, Helder se tornaria o primeiro candidato ao Governo do Pará vitorioso já no primeiro turno. E a vitória histórica e acachapante já começou a ser desenhada tão logo começou a apuração dos votos. O governador se reelegeu com 70,41% dos votos válidos. A eleição em dois turnos começou a ser colocada em prática no Estado em 1990, com a vitória de Jader Barbalho sobre Sahid Xerfan em disputa acirrada. Dali em diante, as eleições sempre foram decididas em dois turnos. Até ontem.

VERMELHOU

A exemplo de 2018, o Pará deu ao PT uma votação expressiva na corrida presidencial. Dos eleitores que foram às urnas ontem no Estado, 52,22% votaram em Lula e 40,58% optaram por Jair Bolsonaro (PL). O petista teve 2.443.730 votos, enquanto Bolsonaro teve 1.884.673 votos. Simone Tebet (MDB) ficou em terceiro, com 200 mil votos, deixando para trás o pedetista Ciro Gomes, que recebeu pouco mais de 114 mil votos.

EMPREGO

Líder do Norte na geração de empregos de janeiro a agosto deste ano, o Pará também está à frente de outros estados importantes no ranking do Ministério do Trabalho e Previdência, como Espírito Santo, Pernambuco, entre outros. O Estado gerou até agora no ano 38,4 mil empregos com carteira assinada até agora em 2022. Em agosto passado, o Pará criou 7.098 novas vagas, após 29.539 admissões e 32.441 desligamentos. No ano, Belém lidera a criação de postos com saldo de 9.147 novos empregos. Ananindeua vem a seguir com 3.256 vagas criadas.

INFOGRIPE

Divulgado na última sexta-feira, o novo Boletim InfoGripe Fiocruz mostra que o país fechou setembro com os menores registros semanais de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Brasil. O estudo aponta para queda na tendência de longo prazo (últimas seis semanas) e estabilidade na de curto prazo (últimas três semanas). Apenas Amapá e Distrito Federal apresentam sinal moderado de crescimento na tendência de longo prazo. E quatro capitais apresentam crescimento: Cuiabá (MT), Macapá (AP), Brasília (DF) e São Paulo (SP).

CRIANÇAS

O Dia das Crianças de 2022 deve movimentar R$ 13,68 bilhões no comércio (o valor estimado é maior do que o ano passado, que foi de 10,93 bilhões). É o que aponta pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em todas as capitais. De acordo com o levantamento, 73% dos consumidores brasileiros devem ir às compras para presentear as crianças. Segundo o levantamento, em média, os consumidores pretendem comprar 2,2 presentes e gastar cerca de R$241,60 na compra.

TRÂNSITO

A Diretoria da Festa de Nazaré informa que a alameda D. Alberto Ramos, ao lado da Basílica Santuário de Nazaré, será interditada para fluxo de veículos no período de 2 a 24 de outubro. O acesso será liberado somente para veículos credenciados e moradores da área, devidamente identificados. A solicitação foi autorizada na sexta-feira, 30, pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), diante da expectativa de grande público para as festividades da quadra nazarena nos próximos dias.

LINHA DIRETA

– O domingo de eleição reservou fortes emoções e muitas dores de cabeça aos eleitores. Entre as várias denúncias, esteve uma em que um marido supostamente teria invadido a cabine de votação e forçado a esposa a votar em determinado candidato. O caso teria ocorrido na Terra Firme, em Belém.

– Em outro caso, um deficiente visual que precisava votar com auxílio de fone de ouvido foi impedido de usar o suporte na sala de votação, em  Barcarena. Os casos foram relatados ao TRE-PA, que iria apurar.

– Em Tucuruí, a Justiça Eleitoral recebeu denúncia de que uma eleitora não teria conseguido votar em seu candidato a presidente. Ela foi levada para a sede do cartório eleitoral para ser ouvida pelo juiz.

– Em Jacareacanga, no sudoeste e a cerca de 1.700 km da capital paraense, as fortes chuvas provocaram o atraso na decolagem de aeronaves. Quatro urnas chegaram às aldeias indígenas somente por volta das 12h.

– Já está funcionando o novo Posto de Controle Rodoviário (PCRv), em Moju, nordeste paraense, que vai dar suporte aos motoristas que passam pelas estradas da região, com fiscalizações de trânsito e ações para prevenir e combater a criminalidade.

– Explosões de instituições financeiras, transportadoras de valores e presídios são alguns crimes que precisam de laudo técnico para atestar causas e circunstâncias. Para capacitar agentes da Polícia Científica do Pará, houve uma formação teórico-prática nesta semana, em Belém, envolvendo 22 peritos.

– O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançou um painel com dados sobre mães, pais e responsáveis no sistema prisional. De acordo com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) 2021, o número de mulheres presas foi de 30 mil pessoas. Em dezembro de 2021, havia mais de 900 crianças no sistema prisional em todo o país e 159 gestantes.