Sem poder de reação, o São Paulo virou presa fácil nas mãos do Independiente Del Valle e acabou derrotado por 2 a 0, ficando com o vice-campeonato da Copa Sul-Americana. Na tarde deste sábado, o Tricolor não conseguiu se impor no estádio Mário Alberto Kempes, em Córdoba, na Argentina e com um gol em cada tempo, viu acabar o sonho de conquistar o bi campeonato após 10 anos.
O São Paulo começou bem a partida da final, mas o gol sofrido nos primeiros 15 minutos, desestabilizou a equipe comandada por Rogério Ceni, que pouco assustou o Independiente Del Valle . Confortável na partida, o time equatoriano ampliou na segunda etapa e praticamente selou o bi-campeonato, antes conquistado em 2019.
Avançado, o São Paulo quis tomar a iniciativa nos primeiros minutos da partida. Mas do outro lado, o Independiente já começa a mostrar sua cara, colocando a bola no chão e trabalhando bem suas jogadas ofensivas. Em boa jogada pela direita, a bola chegou em Lautaro Diaz que obrigou Felipe Alves a defender com os pés. Aos 12, o banho de água fria no time de Rogério Ceni. Diego Costa falha no corte, a bola cai nos pés de Faravelli que tocou para Lautaro Diáz, finalizar forte de dentro da área, para vencer o goleiro são paulino.
O gol desestabilizou o São Paulo, que viu Sornoza, aquele, acertar a trave esquerda e quase aumentar a vantagem equatoriana. Após o susto, aos poucos a equipe começou a equilibrar a partida. Tentando por lançamentos longos, o ataque virou vítima da boa linha defensiva do Del Valle, caindo em posição de impedimento. Na reta final, o time equatoriano já iniciou a catimba e gastou tempo até o intervalo.
Na volta da segunda etapa, o São Paulo subiu à campo disposto a empatar a partida. Com três minutos duas chances. Rodrigo Nestor recebeu passe de Patrick e esquentou as luvas do goleiro do Independiente. Depois foi a vez de Calleri cabecear com perigo, quase na pequena área. O Del Valle conseguiu amenizar a pressão inicial do São Paulo e voltou a gastar tempo com a bola, já observando um adversário nervoso.
E não deu outra. Já em posição confortável, o Independiente ampliou o marcador aos 21 minutos. Sornoza recebeu lançamento nas costas de Diego Costa, deu lindo passe para Lautaro Diáz, que retribuiu a assistência do primeiro gol, e serviu Faravelli que bateu na saída de Felipe Alves.
O São Paulo até tentou a reação imediata, mas novamente Calleri perdeu a chance de diminuir. Com a vantagem ampliada, o Del Valle trocava passes no meio campo e quase chegou ao terceiro, em chute de Ortiz, defendido por Felipe Alves. Já no tudo ou nada, o time paulista até tentou com Eder e Luciano, mas ambos pararam no goleiro equatoriano ou estavam em posição irregular.
Na reta final, o São Paulo se entregou de vez, cansado, os jogadores pouco tiveram físico para um “sprint” final para colocar fogo na partida. Nervoso, o time ainda viu Calleri e Diego Costa serem expulsos diretos. Tranquilo, o Del Valle trocou passes e administrou a vantagem até o apito final. Sagrando-se campeão da Copa Sul-Americana de 2022.