Pará

TRE-PA faz a distribuição de mais de 4 mil urnas na RMB

Aananindeua, Pará, Brasil. Cidade, Retranca: DISTRIBUIÇÃO / URNAS ELETRÔNICAS / RMB – . Gancho: Tribunal Regional Eleitoral do Pará começa a distribuição das urnas eletrônicas para os locais de votação na Região Metropolitana de Belém. Local: Depósito de Urnas do TRE PA – travessa WE 13B, 148. Cidade Nova II. Coqueiro – Belém. Data: 30/09/2022. […]
Aananindeua, Pará, Brasil. Cidade, Retranca: DISTRIBUIÇÃO / URNAS ELETRÔNICAS / RMB – . Gancho: Tribunal Regional Eleitoral do Pará começa a distribuição das urnas eletrônicas para os locais de votação na Região Metropolitana de Belém. Local: Depósito de Urnas do TRE PA – travessa WE 13B, 148. Cidade Nova II. Coqueiro – Belém. Data: 30/09/2022. […]

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA) iniciou, ontem (30), a distribuição das urnas eletrônicas para a Região Metropolitana de Belém. Ao todo serão 18.335 urnas que serão utilizadas efetivamente nas eleições, sendo que mais de 4 mil estarão distribuídas nos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba. Além desse quantitativo, foram preparadas urnas adicionais em caso de substituição por mal funcionamento do equipamento, totalizando quase 22 mil urnas aptas a participarem das eleições. Entre ontem e hoje, 37 caminhões farão o transporte das urnas aos cartórios eleitorais da Região Metropolitana. 

Após os equipamentos saírem do Depósito de Urnas, em Ananindeua, o material seguiu em caminhões para cada zona eleitoral dos municípios. Nos locais, os equipamentos ficam devidamente armazenados até o domingo. No dia da votação, às 7h, as urnas serão ligadas pelo presidente da mesa na presença dos mesários e fiscais de partidos políticos, teste final chamado Zerésima. Esse processo consiste na impressão de um relatório que demonstra e confirma que não há nenhum voto na urna eletrônica, estando zerada. A partir de 8h, a votação já estará habilitada ao eleitor. 

Nas Eleições 2022, uma nova versão da urna eletrônica será utilizada, o modelo UE2020. No Pará, quase 10 mil novas urnas desse modelo farão parte do processo eleitoral. Como foram as últimas a serem testadas no processo de checagem e verificação realizado tradicionalmente, material foi distribuído na Região Metropolitana de Belém e Mesorregião Nordeste do estado, enquanto localidades de difícil acesso, como o Marajó e o Baixo Amazonas. 

“A distribuição ocorreu dessa forma porque elas foram as últimas a passar pelo processo de checagem de verificação para saber que elas estão em perfeito estado de funcionamento, de modo que as primeiras urnas testadas nós enviamos logo para as zonas eleitorais mais distantes, de difícil acesso. As primeiras urnas que foram testadas já foram enviadas desde o dia 1º de agosto. Como o modelo 2020 foi a última testada, ela foi distribuída para as urnas eleitorais mais próximas. As urnas do modelo de 2020 se mostraram mais eficientes, mais rápidas, com desempenho melhor. Então, a gente espera que isso também agilize o processo de votação no dia da eleição”, afirmou o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-PA, Alessandro Cruz. 

NOVIDADES 

Além dos novos modelos, o processo eleitoral 2022 conta com novidades ligadas à atualização do software e segurança da urna e a auditoria dos equipamentos. “Teve novidade no software da urna, que vai influenciar em todas as urnas eletrônicas. A urna estará mais acessível, haverá um tradutor de libras que será observado por todos os eleitores, mas a preocupação da Justiça Eleitoral é sempre se aprimorar. A Justiça Eleitoral evoluiu em termo de segurança, de abertura da fonte da urna eletrônica. O sistema da urna já está disponível para as entidades fiscalizadoras acompanharem sua evolução um ano antes da eleição, prazo esse que foi ampliado”, disse Alessandro Cruz. 

Este ano, a auditoria da urna conta com a ampliação do número dos equipamentos que farão parte desse processo. Durante o dia da votação, serão inseridos os números dos candidatos reais em 17 urnas para a verificação do processamento dos votos. “Até na última eleição eram quatro urnas que passavam por um processo de checagem no dia da eleição. Esse ano, o quantitativo aumentou para 17. Procedimento esse que permite a sociedade acompanhar, que acontece no mesmo horário da votação, de 8h às 17h. É todo um ambiente filmado, monitorado e vai ser exibido no canal oficial do Tribunal no YouTube. Ainda, a partir de 17h, com a emissão do boletim de urna será feita uma comparação, checagem, do resultado da urna com esses votos que foram computados a parte, mostrando que não há qualquer divergência no resultado”, confirmou o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-PA.