Pará

TRE/PA confirmará que urnas estão livres de votos antes das eleições

A cerimônia tem o objetivo de comprovar que não há nenhum voto computado no banco de dados do referido Sistema. Foto: LR Moreira/Secom/TSE
A cerimônia tem o objetivo de comprovar que não há nenhum voto computado no banco de dados do referido Sistema. Foto: LR Moreira/Secom/TSE

No próximo sábado (1), véspera das Eleições Gerais de 2022, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará) realizará a emissão do Relatório Zerésima do Sistema de Gerenciamento da Totalização (Sistot) em evento público, a partir das 12h30, no auditório Ivan Melo, no edifício sede do Tribunal. A cerimônia tem o objetivo de comprovar que não há nenhum voto computado no banco de dados do referido Sistema.

Uma primeira etapa da cerimônia ocorrerá às 12h, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), relativamente às eleições para Presidente e Vice-presidente. Logo em seguida, às 12h30 no TRE e nos demais Regionais, relacionada às eleições para Governador e Vice-governador, Senador e Deputados Federais e Estaduais.

O evento consiste nos seguintes procedimentos: a) processamento das eventuais alterações de situação e de dados das candidatas, dos candidatos e dos respectivos partidos; e b) emissão do Relatório Zerésima, ou seja, nesta oportunidade serão importadas e atualizadas, para o sistema de totalização, as alterações das situações jurídicas das pessoas candidatas, partidos, federações e coligações realizadas após o fechamento dos sistemas de candidaturas. Em seguida, será emitido o Relatório Zerésima, visando comprovar que não existem votos computados no sistema. Esse documento será assinado pelas autoridades presentes, juntado ao processo de Apuração de Eleição nº 0602366-95.2022.6.14.0000 e comporá a Ata Geral da Eleição do Tribunal.

Participam do evento, a Comissão Apuradora e de Totalização para as Eleições Gerais de 2022 do Tribunal Regional Eleitoral do Pará, composta pelo juiz eleitoral membro da Corte do TRE do Pará, Edmar Pereira, que a preside, o juiz José Maria Rodrigues Alves Júnior e a juíza Rosa Navegantes. O procurador regional eleitoral substituto, Alan Rogério Mansur também acompanhará a cerimônia.

São convidados ainda, representantes do Ministério Público Eleitoral; da Ordem dos Advogados do Brasil; da Polícia Federal; além de presidentes e representantes de partidos políticos, coligações e federações.

A cerimônia de verificação dos sistemas eleitorais está fundamentada nos artigos 196 e 197 da Resolução TSE nº 23.669/2021.