Projeto Gastronomia do Amanhã inicia aulas no Guamá

Projeto Gastronomia do Amanhã inicia aulas no Guamá

As novas turmas do projeto Gastronomia do Amanhã, realizado pelo Instituto Cultural Amazônia do Amanhã (ICAA), iniciaram as aulas na última segunda-feira, 26 de setembro, no bairro do Guamá, em Belém. Foi o primeiro bairro contemplado de dez que receberão o projeto até o mês de novembro.

Os 40 alunos por turma têm uma semana intensa de aprendizado com chefes de cozinha. Os participantes aprendem sobre diversos assuntos ligados à culinária como o desenvolvimento de ficha técnica para alimentos, técnica de bases de cozinha, segurança alimentar, noção de marketing de produtos e empreendedorismo. As inscrições podem ser feitas online e no local do curso.

Segundo o IBGE, o bairro do Guamá tem uma população estimada de 94.610 moradores, sendo considerado o bairro mais populoso da cidade. O Gastronomia do Amanhã, que já capacitou mais de 1800 pessoas em todo estado do Pará ao longo de suas edições, incentiva a esse público a geração de renda, autonomia e independência financeira dos moradores locais, além de valorizar a cultura e a vocação regional para a gastronomia.

“O Gastronomia do Amanhã é um sucesso. É um projeto consolidado que modifica e dá esperança de um futuro melhor para muitas pessoas. Temos certeza que levaremos aos bairros empreendedorismo e oportunidades para milhares de famílias” diz a presidente do ICAA, Liane Gaby.

A chef Verena Aquino, coordenadora técnica do projeto, relata sobre a experiência de ajudar as pessoas nesse processo de aprendizagem para enxergarem na gastronomia uma fonte de renda. “Organizamos tudo para que os alunos se sintam seguros e motivados a continuarem a cozinhar após o término do curso. A linguagem e as aulas são adequadas dentro do que os participantes encontram no dia a dia. Ao término das aulas, já tivemos casos de alunos que montaram seus próprios restaurantes e hoje possuem renda própria”, conclui.

Atividades

O cronograma do projeto, que capacita pessoas em situação de vulnerabilidade social com oficinas de mercado e cozinha, conta com cinco dias de oficinas, divididos em dois turnos (manhã e tarde), sendo quatro de aulas teóricas e práticas e, no quinto e último dia, o resultado de todo esse processo será compartilhado com o público em uma mostra gastronômica, com a entrega de certificados.

Para mais informações, é possível acessar as redes sociais do projeto (@gastronomiadoamanha).

Serviço

Gastronomia do Amanhã 2022

Onde: ABAG – Associação Beneficente Amigos do Guamá

Quando: De 26 à 30 de setembro.