Diego Beckman
O Círio de Nazaré emociona e cativa os paraenses devotos de Nossa Senhora todos os anos. É um momento especial que inicia com os eventos que antecedem a grande festa, como as “visitas” da imagem peregrina nos lares, empresas e instituições em Belém. Dentro destas programações, o Grupo Rede Brasil Amazônia (RBA) teve a oportunidade receber a santinha nas dependências da empresa.
A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré visitou o prédio do Grupo RBA de Comunicação, na tarde desta terça-feira (27). O evento contou com a presença de diretores, funcionários e colaboradores do grupo que há 21 anos celebra este momento especial antes do Círio de Nazaré.
A imagem foi recebida pelo presidente do grupo RBA, Jader Barbalho Filho, e recebeu homenagens dos funcionários, que participaram de um momento de louvor à Padroeira da Amazônia, conduzido pelo padre Paulo Falcão, com cantos e orações em torno da imagem da Virgem de Nazaré.
Em um momento de reflexão, o sacerdote destacou a figura de “Maria, Mãe e Mestra”, tema do Círio deste ano, com destaque para o significado da palavra “Murutucu”, que quer dizer “Coruja que canta para a criança”. Nisso, o padre destacou a figura de Maria como “mãe coruja”, que, ao aparecer no mesmo lugar, quis ela ser venerada ali onde hoje fica localizada a Basílica Santuário de Nazaré.
Para Jader Filho, o Círio envolve vários sentidos e a cidade emana uma energia fora do comum, sendo que neste ano todos poderão matar a saudade das procissões que retornam após os dois primeiros anos da pandemia da Covid-19. “É um momento de reflexão. Foram dois anos sem o Círio de Nazaré. Agora, na mesma intensidade, a gente vai pegar essa energia. Tenho certeza que este Círio será o mais belo de todos, o ‘Círio do Retorno’. Todos nós, paraenses, vamos matar essa saudade. A gente vai festejar, celebrar com nossas famílias, nossos amigos e nas ruas de Belém. Será um Círio inesquecível. Que Nossa Senhora de Nazaré nos abençoe!”, afirma.
De acordo com o vice-presidente do Grupo RBA, Camilo Centeno, o momento é de emoção e alegria em receber a imagem peregrina há 21 anos. “Para nós é um momento de renovação, de muita emoção e de uma forma muito especial. São dois anos que nós não tínhamos isso e agora estamos tendo de volta. Essa alegria é indescritível. Estamos muito felizes por receber essa visita que nos honra muito”, aponta.
Depois do momento de oração, cada funcionário teve a oportunidade de rezar e ficar bem perto da imagem da “Santinha” para registrar o momento, algo especial para um dos funcionários mais antigos da RBA, Raimundo Farias, o ‘Ventinho’, que não escondeu a alegria de celebrar novamente o Círio.
“É uma bênção muito grande, uma alegria ver a imagem de tão perto. São dois anos que a gente não celebrava o Círio e esse ano teremos a alegria de participar da procissão. Para nós, é um motivo especial saudar a Rainha da Amazônia. Que ela abençoe a todos nós e também a todos os paraenses”, afirma.
TRASLADO
A primeira romaria oficial do Círio, o Traslado para Ananindeua, será realizada no dia 7 de outubro e para isso, o Grupo RBA prepara uma grande homenagem a Nossa Senhora de Nazaré. “Esse ano serão muitas surpresas. O romeiro que estiver conosco acompanhando a passagem da berlinda na frente à sede do Grupo RBA terá muitas novidades. Será uma cobertura belíssima”, antecipa Jader Filho.
Nilton Lobato, gerente comercial da RBA, destaca a cobertura que os veículos da emissora irão apresentar ao público durante a quinzena do Círio, com vários conteúdos especiais. “O Grupo RBA inova a cada ano trazendo novidades para o público que acompanha o Círio de Nazaré. Através das plataformas, a RBA vai levar as emoções antes, durante e depois do Círio na RBATV, DOL, DIÁRIO DO PARÁ, Rádio Clube, 99 FM e Diário FM. O Grupo RBA vai apresentar conteúdos históricos sobre o Círio, um conhecimento a mais para os romeiros e devotos”, finaliza.