Vacinação é reforçada em Belém visando o Círio de Nazaré

Vacinação é reforçada em Belém visando o Círio de Nazaré

A cobertura vacinal da dose de reforço contra a covid-19 precisa avançar em Belém. Enquanto a aplicação da 1ª e 2ª doses apresenta uma cobertura de 93,01%, a 3ª e a 4ª doses apresentam coberturas de 41% e 9,93%, respectivamente.

Para reforçar a vacinação contra a covid-19, neste período do Círio, na capital, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) em parceria com a Secretaria de Estadual de Saúde (Sespa), está levando a vacina para o terminal hidroviário, rodoviário e Estação das Docas até o dia 21 de outubro. O diretor de vigilância à saúde da Sesma, Adriano Furtado, reforça a importância de atender ao chamado e garantir o reforço da terceira e quarta doses, além de atender a população que chega a cidade para o Círio.

Nesse período a vacinação seguirá normalmente nas Unidades Básicas de Saúde, nos hospitais militares (Naval, Marinha e Exército) e na Universidade da Amazônia (Unama), Faculdade Integrada Brasil Amazônia (Fibra) e Centro Universitário da Amazônia (Unifamaz).

Para covid-19, a vacina é destinada para todos aqueles (crianças, jovens, adultos e idosos) que ainda não receberam a primeira ou a segunda dose. Para as crianças, a vacina está disponível a partir dos 3 anos de idade. Já a dose de reforço (terceira ou a quarta dose) deve ser feita com intervalo de quatro meses da dose anterior e estão disponíveis para todas as pessoas, a partir de 18 anos

Leia também:

Vídeo: Corda do Círio chega a Belém; confira as novidades

Confira as datas e eventos da programação do Círio 2022

A quarta dose também é ofertada para todos os imunocomprometidos, a partir de 12 anos de idade, com apresentação de uma cópia do laudo, atestado ou outro documento que comprove alto grau de imunossupressão. Além dos imunocomprometidos, também podem receber as doses de reforço os trabalhadores de saúde, as gestantes e puérperas e trabalhadores da educação do ensino básico e superior (professores, especialistas e funcionários das unidades de ensino).

Trabalhadores das Forças Armadas, forças de segurança e salvamento (policiais federais, civis, militares e rodoviários, bombeiros militares e civis e guardas municipais, com 18 anos ou mais) que receberam as três doses há quatro meses ou mais, também estão aptos a receber a quarta dose.

Desde o dia 26 de junho, a vacina contra a gripe está disponível para todas as pessoas, a partir dos seis meses de vida. A Sesma ampliou o público para avançar, ainda mais, na cobertura vacinal. Quem faz parte do público-alvo da campanha e ainda não se imunizou também deve se vacinar.

Contra o sarampo devem ser vacinadas todas as crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade e trabalhadores de saúde. Já para a poliomielite devem ser vacinadas crianças menores de 5 anos de idade (até 4 anos, 11 meses e 29 dias), nas seguintes condições: Crianças menores de 1 ano de idade deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal encontrada para esquema primário; e Crianças de 1 a 4 anos deverão ser vacinadas, indiscriminadamente, com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.