Normando veste famosos e faz parceria com a Arezzo

Normando veste famosos e faz parceria com a Arezzo

Olhar para o
futuro, prestigiar os clássicos e se inspirar nas próprias raízes são elementos
que resumem o trabalho de Marco Normando. O estilista paraense, através da
marca que leva seu sobrenome, está entusiasmado com os projetos recentes, que
incluem parceria com a Arezzo e assinatura de looks para famosos como a
influenciadora Jade Picon. 

Lançadora de
tendências, a Arezzo celebra cinco décadas de fundação com uma releitura da
clássica sandália meia pata. Missão que foi abraçada pela marca Normando, que
mergulhou em uma série de referências de materiais e conceitos para a nova
versão do modelo que nunca saiu de moda. 

Ao lado de
Emídio Contente, sócio e parceiro criativo na Normando, o estilista desenvolveu
em curto espaço de tempo quatro modelos de sapatos em cores diferentes, além de
três bolsas. Apesar da correria, e das noites de dedicação, ele não deixou
escapar a chance de incluir suas raízes nesta releitura. “É inerente pensar em
Belém e na hora que me passaram a meia pata como um modelo que teríamos de
revisitar, pensei que queria algo novo e nada comum, mas que ainda dialogasse
com a essência da Normando”, explica. 

O processo
criativo incluiu momentos de revisitar tudo o que já havia criado até o então
para, a partir daí, buscar novas referências. O insight para o novo calçado
veio de elementos típicos dos nossos rios: as boias dos famosos pô-pô-pôs e
outras embarcações amazônicas. 

A conexão,
segundo ele, veio ao contemplar trabalhos de grandes nomes da fotografia no
Pará, como Luiz Braga e Elza Lima. Observando a repetição das boias, ele diz
que ficou “um pouco obcecado por esse elemento, comecei a pensar que ele
poderia ser uma tira, ou até o salto e comecei a desenhar até chegar na
plataforma da meia pata”, relembra. 

O trabalho
também foi enriquecido com a leitura de jornais internacionais. Nessas
publicações, ele identificou a chamada “pool core”, “tendência entre as mil que
vivemos, que mostra essas imagens renderizadas 3D de piscinas e boias
flutuantes que serviriam para trazer ao espectador a sensação de calmaria (no
meio do caos que vivemos)”. 

Boias e paz:
um objeto e um estado. A partir dessa junção de ideias, ele diz que ficou ao
mesmo tempo fascinado e preocupado. “Como a sociedade precisa desses
subterfúgios para conseguir paz: buscar paisagens renderizadas, sons de
natureza artificiais, enquanto que, para a nossa própria natureza não se dá a
devida importância”, reflete. 

E segue:
“pensando nessa imagem da boia, nessa fragilidade que falo de paz e como se a
mesma fosse algo inflado prestes a ser estourado, desenvolvemos essa
plataforma, em que a visão de cima do espectador parece que vaza aos lados (como
se pisasse com pressão em cima de um balão). Pensamos e desenvolvemos um
produto comercial, mas mesmo assim desejável e conceitual. Para mim, os três
pilares do sucesso de um bom produto e que me orgulho por ter pensado e
desenvolvido”, destaca. 

 











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MATAPI 

As
inspirações amazônicas também estão presentes no conceito da bolsa criada na
collab com a Arezzo. Tudo partiu de um modelo em papel de um matapi, cestaria
típica usada na captura do camarão. “Começamos a pensar como seria incrível
transformar ela em uma bolsa. Junto com a equipe da Arezzo, desenvolvemos ela
toda na selaria premium (para projetos especiais) para conseguir aproximar da
artesania das cestarias. E o resultado é essa bucket bag inteira de couro”,
descreve. 

Nasceram
assim três versões: preto total, verde e marrom e caramelo e dourado – que faz
conjunto com o sapato. Normando destaca que a proposta da bolsa é poder e dever
ser usada por todos os gêneros. Destaca inclusive que a opção preta virou sua
“queridinha”. 

“Fora isso,
tem nossa assinatura em todas as bolsas, nosso símbolo de marca o “N” tanto em
banho dourado quanto em metal oxidado preto, o nosso símbolo, que como tudo que
eu e Emídio desenvolvemos e que fazemos, foi pensado por meses e que representa
os grafismos indígenas, as curvas dos rios amazônicos e as formas modernistas,
existentes em projetos como de Oscar Niemeyer e obras da Tarsila do Amaral como
o Abaporu”, ressalta. 

 











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LOOK PICON 

A parceria
com a Arezzo permitiu ainda ganhar destaque ao vestir Jade Picon, que atraiu
olhares na campanha comemorativa da marca. A influenciadora, que fará sua
estreia como atriz na novela “Travessia”, foi uma das convidadas para vestir as
releituras de clássicos da marca, feitas por time de designers nacionais. 

“Sou muito
grato por essas novas parcerias e fico muito feliz. Acredito que estamos
evoluindo a cada dia e, com essas rápidas mudanças que passamos no mundo,
precisamos mudar junto, obviamente sem perder nossa essência, mas dialogar com
o novo e o contemporâneo”, avalia o estilista. 

Ele acredita
que Jade faz parte desse novo, “de nos comunicarmos com um público mais jovem
também. Já vestimos pessoas incríveis e que influenciam o meio e acredito que a
cada parceria seja um momento único e especial, uma troca muito inspiradora”,
comemora. 

As criações
foram parar na capa da edição impressa da revista “Glamour” deste mês,
estampada por Jade. A revista atualmente tem apenas duas edições muito
especiais ao ano. Normando explica que isso segue uma tendência global das
revistas, que ganham formatos mais especiais e colecionáveis. Extasiados pela
escolha, os sócios fizeram ainda uma conexão inusitada com Jade. É que a
próxima novela das nove da Globo, “Travessia”, tem o mesmo nome da primeira
coleção da Normando, lançada em 2020. “A Jade também está dentro da campanha
publicitária da Arezzo e já a vestimos anteriormente, assim como seu irmão Léo.
Ela, assim como sua equipe, são maravilhosos”, elogia Normando, cuja marca
também já ganhou páginas de revistas como “L’Officiel”, “Harper’s Baazar” e “Vogue”. 

QUEER EYE 

Outra
personalidade que se rendeu ao talento expresso na Normando é o apresentador
Luca Scarpelli, do e “Queer Eye Brasil”. O paraense conta que o convite partiu
da stylist Andréia Tuyama, que assina o figurino do reality da Netflix, e da produtora
Gabriela Martins. 

O desafio
foi vestir alguns dos novos “fabulosos”. “Eles abraçam as pessoas e não
pensaram em mudá-las, mas sim despertá-las para o seu verdadeiro eu, sempre as
respeitando. E achei isso maravilhoso. Dialoga muito com o que a Normando
acredita. E o Luca transparece na série ser um amor, sensível e inteligente.
Acredito que foi um casamento perfeito. Além do Luca, também vestimos o
arquiteto Guto Requena (que também admiramos pelo seu trabalho) em alguns
episódios de ‘Queer Eye’”, conta. 

 











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RAÍZES 

Em boa fase,
Marco Normando faz um balanço positivo da carreira. Ele conta que o desejo de
trabalhar sempre o acompanhou. “Esse amor por imagens me fez querer me
aprofundar e isso evoluiu para um amor por construção. Sou fascinado por modelagem,
acabamentos e passo boas horas do meu tempo livre pesquisando, lendo e sempre
me aperfeiçoando. Emídio Contente, meu marido, que é artista visual e
publicitário e entrou de cabeça junto comigo nessa criação da marca, juntos
pensamos e trocamos muitas vivências e inspirações”, pontua. 

“Olho com
muito carinho para o passado, ele me fez estar aqui e ter todas essas
referências que coloco em tudo que crio. Acredito que sem olharmos para o
passado não temos como entender o presente, mas não posso mentir que sigo muito
entusiasmado com o futuro e tudo que tem por vir”, analisa. 

FUTURO 

Entre os
novos projetos está o lançamento de drops da nova coleção. Será no dia 1º de
outubro, na multimarca Cartel 011, em São Paulo, a convite de Cristian Resende,
sócio fundador. 

“Vendemos no
Cartel 011 desde final do ano passado, mas esse vai ser nosso primeiro grande
evento dentro do projeto. Fora esse lançamento, estamos desde o começo do ano
com um projeto maravilhoso que ainda vai sair esse ano (perto de novembro),
assim como outros que só vão sair ano que vem. Estamos em desenvolvimento da
próxima coleção e extasiados com todos os resultados de meses anteriores como o
resultado dos sapatos e bolsas que a Normando criou para a Arezzo”, adianta. 

*Com
reportagem de Wal Sarges