A solenidade militar alusiva à celebração dos 204 anos de criação da Polícia Militar do Pará foi realizada no início da manhã deste domingo (25), na Avenida Alcindo Cacela, em frente à sede do Comando de Missões Especiais (CME), no bairro da Cremação, em Belém. O dia 25 de Setembro foi sancionado por decreto como Dia da Polícia Militar em homenagem à vitória da tropa paraense na Guerra de Canudos, sob o comando do coronel Antônio Vieira da Fontoura. O êxito da tropa paraense possibilitou a vitória do Exército Brasileiro contra os revoltosos do Arraial de Canudos, no interior da Bahia.
A data marca também o período de promoções para oficiais e praças da corporação, quando há ascensão a um posto para oficiais e graduação para praças. “Hoje é um dia muito feliz para a PM, pois estamos promovendo mais de 70 oficiais e mais de 1.000 praças, e sabemos o quanto a tropa aguarda e comemora esse momento de valorização profissional”, disse o coronel Dilson Júnior, comandante-geral da PM do Pará.
O coronel ressaltou ainda que essa data é importante tanto pelo simbolismo histórico que representa para a corporação, quanto pelo fato de demonstrar para a sociedade que a PM se tornou uma instituição moderna. “Para nós, é muito gratificante poder comemorar 204 anos de criação da nossa bicentenária corporação, e poder mostrar para a sociedade nessa parada militar que a PM, além de respeitar suas tradições históricas, avança para se tornar uma instituição moderna, que investe em equipamentos, veículos e no patrimônio humano, para servir, cada vez, com mais excelência à sociedade paraense”, reiterou o comandante-geral.
Condecorações
Na solenidade foram entregues a Medalha da Ordem do Mérito Policial Militar “Coronel Fontoura”, regulamentada nos graus Comendador e Cavaleiro, concedida por meio de decreto para homenagear personalidades civis e militares, que tenham prestado notáveis serviços à Polícia Militar do Pará, contribuindo com seu desenvolvimento e prestígio nos âmbitos nacional e estadual. É a maior comenda concedida pela PM do Pará.
Também foram concedidas as medalhas de “Bons Serviços Prestados”, de 30 anos; Metal Dourado, 20 anos; Metal Prateado e 10 anos, Metal Bronzeado, para os policiais militares que se destacaram no desempenho de suas funções.
A cerimônia foi presidida pelo governador do Estado e comandante em chefe da Polícia Militar, Helder Barbalho. Também participaram o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado; o comandante da 8ª Região Militar, general de divisão Otávio Rodrigues de Miranda Filho; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Hayman Apolo Gomes de Souza; a desembargadora Célia Regina de Lima, presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, e outras autoridades civis e militares.