Entretenimento

Live homenageia Jean-Luc Godard

foto: divulgação
foto: divulgação

Um dos nomes mais importantes da história do Cinema, o cineasta Jean-Luc Godard é tema de uma live na noite desta sexta, 23, às 20h, promovida pelo Centro de Estudos Cinematográficos (CEC). A transmissão será feita pelo Instagram (@centrodeestudosdecinema) e terá a participação dos professores John Fletcher e Alex Damasceno e mediação do crítico de cinema e pesquisador Marco Antonio Moreira, coordenador do CEC. Juntos, eles vão destacar por que Godard é considerado um talento criativo e revolucionário que colaborou para criar novas perspectivas sobre a linguagem cinematográfica. O cineasta morreu no último dia 13 de setembro, aos 91 anos.

Jean-Luc Godard foi um cineasta, roteirista e crítico de cinema franco-suíço. Foi um dos fundadores do movimento conhecido como Nouvelle Vague, ao lado de diretores como Truffaut, Claude Chabrol, Eric Rohmer e Jacques Rivette. Revelou diversas atrizes para o mercado como Anna Karina e Anne Wiazemsky (ambas suas ex-esposas), Maruschka Detmers, Myriem Roussel e Juliette Binoche.

Seu primeiro longa foi “Acossado” (1960). Com ele, Godard quebrou regras ao filmar com a câmera na mão. Outros clássicos do diretor incluem “Viver a Vida” (1962), “O Desprezo” (1963), “Bando à Parte” (1964), Alphaville (1965), “O Demônio das Onze Horas” (1965), “Masculino, Feminino” (1966), “Duas ou Três Coisas Que eu Sei Dela” (1967) e “Week-end à Francesa” (1967).