Um grupo de organizações de mobilidade sustentável de Belém realiza, nesta quinta-feira (22), duas programações pelo Dia Mundial Sem Carro: o Desafio Intermodal 2022 e a Bicicletada. A primeira atividade tem saída do Mercado de São Brás, às 6h30, com destino final no Solar da Beira, no Ver-o-Peso. Essa é a segunda edição desta ação, realizada pelo Coletivo ParáCiclo, Pedala, Mana! e Bike Anjo Belém. A primeira foi em 2018, então a ideia é, neste ano, fazer um comparativo dos resultados obtidos há quatro anos.
O Desafio Intermodal é uma competição entre vários meios de locomoção. De acordo com Melissa Noguchi, membro do ParáCiclo, a intenção é identificar e demonstrar, dentro da cidade, qual é o meio de transporte mais rápido e mais eficiente. “Além de mais econômico e que menos que emite menos poluentes. Então o objetivo é fazer esse levantamento de dados e uma demonstração de que é possível se deslocar de diferentes maneiras”, pontua.
Terão voluntários fazendo o trajeto correndo e caminhando, de patins, skate e patinete, de ônibus, moto, carro, bicicleta e bicicleta fixa. “A gente vai tentar fazer um comparativo também de medidores de saúde, como batimentos cardíacos, calorias queimadas durante o trajeto. Ou seja, é uma maneira de avaliar também os benefícios à saúde nos diferentes meios de deslocamento dentro da cidade”, completa Melissa.
No mesmo dia, à noite, a partir das 19h, com concentração na Vila Container, ocorre a Bicicletada. Realizada em parceria entre Pedala, Mana! e Coletivo ParáCiclo, essa ação faz parte de um movimento de ciclistas voltado para a celebração da bicicleta como meio de transporte. “A ideia é celebrar a bicicleta e esse meio de locomoção entre os ciclistas”, finaliza.
Sobre as organizações
O coletivo ParáCiclo organiza, promove e desenvolve atividades, ações e projetos que fomentam cada vez mais a mobilidade ativa, principalmente a bicicleta, buscando incidir em políticas públicas, através de campanhas, divulgação de ações sobre bicicleta, geração de dados por pesquisas, elaboração de projetos de educação e intervenção urbana.
A Rede Bike Anjo Belém atua na promoção e uso da bicicleta na cidade, através de Escolas Bike Anjo, palestras e eventos.
O Coletivo Pedala, mana! realiza atividades de cunho feminista voltado para a mobilidade ativa. Além de acompanhar mulheres pedalando na cidade, desenvolve oficinas de conforto, de mecânica básica e passeio semanal para ampliar a segurança de mulheres nas ruas, com dicas de trânsito e melhores rotas de deslocamento.