Com o objetivo de apoiar o fortalecimento e a consolidação da estratégia de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) no Brasil, o Sebrae e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) vão selecionar 10 destinos turísticos brasileiros que receberão assessoramento para elaborar instrumentos de planejamento e para a implementação de ações-chave para sua consolidação como destinos turísticos inteligentes. A meta é selecionar dois destinos turísticos de cada região brasileira e de variados portes: pequeno (população estimada em até 50 mil habitantes), médio (até 100 mil habitantes) e grande (acima de 100 mil habitantes). Ao todo, 52 cidades do Pará poderão concorrer a esta assessoria.
A analista de Competitividade do Sebrae Ana Clévia Guerreiro destaca que esse apoio se dará no desenvolvimento de um novo modelo de gestão turística dessas localidades. “O foco será na gestão de dados, inovação, sustentabilidade e experiência e isso contribuirá para que esses destinos tenham um novo posicionamento no mercado nacional e internacional, em consonância com o perfil dos novos viajantes”, afirmou.
De acordo com ela, a metodologia de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) foi desenvolvida pela Sociedad Mercantil Estatal para la Gestión de la Innovación y las Tecnologías Turísticas (SEGGITUR) da Espanha e adaptada pelo Sebrae para a realidade brasileira, em 2016 nas suas iniciativas de apoio ao desenvolvimento do turismo. “Para o Sebrae, Destinos Turísticos Inteligentes são aqueles territórios sustentáveis que proporcionam experiências inesquecíveis, segundo eixos definidos: governança, tecnologia, experiência e sustentabilidade, sendo esse último em sua perspectiva econômica, ambiental e social”, explicou a especialista.
“O conceito de destinos turísticos inteligentes, que permeia as ações desta parceria com o Sebrae, traz um olhar inovador para a competitividade dos destinos turísticos no país, que buscam formas de superar os efeitos negativos da pandemia, crescendo de maneira sustentável e inclusiva. O projeto também reflete alguns dos pilares da Visão 2025 do BID, nosso guia para a recuperação econômica da América Latina e Caribe, como a promoção da economia digital e o apoio aos pequenos negócios, que caracterizam o tecido empresarial do setor”, disse Morgan Doyle, representante do BID no Brasil.
O edital será lançado nesta quarta-feira (21), durante a 49ª ABAV EXPO, considerado o evento mais importante do turismo brasileiro, em Olinda (PE). Podem participar da convocatória todos os destinos turísticos contemplados no Mapa do Turismo Brasileiro 2022. Serão aceitas apenas candidaturas de municípios individualmente. Para conferir as regras da seleção, acesse o endereço eletrônico: sebrae.com.br/editalsebraebid
Os municípios interessados devem se inscrever gratuitamente entre os dias 21 de setembro e 11 de novembro, por meio do preenchimento de formulário e envio de documentos para a primeira etapa do processo de seleção. Os selecionados para a segunda etapa, por sua vez, deverão enviar outros documentos descritos no edital, bem como responder a perguntas relacionadas ao objeto da seleção.
Detalhes da seleção
O processo de seleção dos destinos turísticos vai acontecer em duas etapas. A primeira será eliminatória e tem o objetivo de selecionar até três destinos turísticos por estado e por porte, com uma meta de 79 destinos pré-selecionados. As propostas recebidas serão avaliadas a partir de critérios de elegibilidade e qualitativos, descritos em edital. A previsão é que a lista dos pré-selecionados seja divulgada em dezembro deste ano.
Na segunda etapa, os selecionados deverão enviar documentação e informações adicionais para compor sua candidatura e passarão por uma nova avaliação, desta vez classificatória. O objetivo será a seleção de 10 destinos turísticos representando as cinco regiões brasileiras e de distintos portes. Nesta etapa, a avaliação vai considerar a análise da documentação submetida pelos destinos, bem como o diagnóstico da atividade turística e a estrutura para a execução do projeto por eles apresentadas. A previsão é que o resultado final seja divulgado até a primeira quinzena de março de 2023.
Fonte: Agência Sebrae