Nova pesquisa mostra Lula com chance de vencer no 1º turno

Nova pesquisa mostra Lula com chance de vencer no 1º turno

Uma nova pesquisa Quaest realizada de forma presencial, contratada pela Genial Investimentos e divulgada nesta quarta-feira (21), aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto no cenário estimulado, quando os entrevistados recebem uma lista com os nomes dos candidatos.

O petista voltou à pontuação que tinha há duas semanas, crescendo 2 pontos em relação ao último levantamento, publicado em 13 de setembro, e registrando 44%. Em segundo lugar está o presidente Jair Bolsonaro (PL), que manteve a pontuação da última pesquisa, com 34%.

Segundo a Lei das Eleições do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), para o candidato vencer a eleição sem necessidade de 2º turno ele precisa de 50% dos votos válidos mais 1. A pesquisa aponta Lula com 48,9% dos votos válidos. Por conta da margem de erro, que é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, há a possibilidade do petista vencer em 1º turno (veja os votos válidos abaixo).

O terceiro lugar é um empate entre Ciro Gomes (PDT), com 6%, e Simone Tebet (MDB), com 5%. Os dois variaram na margem de erro desde a última semana: antes, Ciro tinha 7% e Simone, 4%. Soraya Thronicke (União Brasil) se manteve com 1% e, assim, empata com Tebet. Os demais candidatos não pontuaram.

A pesquisa entrevistou 2.000 pessoas face a face, entre os dias 17 e 20 de setembro. Segundo o instituto, o índice de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-04459/2022 e custou R$ 125.896,48.

Veja os cenários de primeiro turno:

Estimulado: Lula tem 10 pontos de vantagem sobre Bolsonaro

Lula (PT): 44%

Jair Bolsonaro (PL): 34%

Ciro Gomes (PDT): 6%

Simone Tebet (MDB): 5%

Soraya Thronicke (União Brasil): 1%

Felipe D’Avila (Novo): 0%

Vera Lúcia (PSTU): 0%

Padre Kelmon (PTB): 0%

Constituinte Eymael (DC): 0%

Sofia Manzano (PCB): 0%

Leonardo Péricles (UP): 0%

Brancos/Nulos/Não vai votar: 5%

Indecisos: 5%

Votos válidos (excluem-se brancos/nulos e não sabem)

Lula (PT): 48,9%

Jair Bolsonaro (PL): 37,8%

Ciro Gomes (PDT): 6,7%

Simone Tebet (MDB): 5,6%

Soraya Thronicke (União Brasil): 1,1%

Segundo turno: Lula tem 10 pontos de distância de Bolsonaro

Na última semana, Lula foi de 48% para 50% em um segundo turno contra Bolsonaro, que se manteve em 40%. O petista, portanto, oscilou 2 pontos positivos.

Lula (PT): 50%

Jair Bolsonaro (PL): 40%

Brancos/Nulos/Não vai votar: 7%

Indecisos: 3%

Sobre o Instituto

O Quaest é um instituto de pesquisas com sede em Belo Horizonte. Até 2020, segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a empresa realizava pesquisas eleitorais só em Minas Gerais. Hoje, faz levantamentos sobre intenções de voto para presidente, governador e para o Senado em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. O instituto tem uma parceria com a Genial Investimentos, a qual financia levantamentos para as eleições de 2022. As pesquisas são realizadas com entrevistas presenciais.