Bola

Parazão 2024: TJD nega recurso do Remo e declara Paysandu campeão

A reclamação azulina é referente ao primeiro Re-Pa decisivo, vencido por 2 a 0 pelo Papão. A alegação é de interferência do árbitro de vídeo (VAR)
Além do gramado, o Re-Pa decisivo do Parazão deste domingo, 13, também está sendo disputado no tapetão Foto: Irene Almeida/Diário do Pará.

A decisão do Campeonato Paraense 2024 teve mais um episódio nesta segunda-feira, 19. O Tribunal de Justiça Desportiva do Pará (TJD-PA) julgou e negou o recurso do Clube do Remo que pedia a impugnação da final da competição estadual vencida pelo Paysandu. Os azulinos devem recorrer da decisão no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

A reclamação azulina é referente ao primeiro Re-Pa decisivo, vencido por 2 a 0 pelo Papão. A alegação é de interferência do árbitro de vídeo (VAR) ao árbitro Braulio da Silva Machado, o que teria gerado um erro de direito da equipe de arbitragem. O TJD-PA chegou até a acatar a solicitação remista, mas a liminar foi cassada pelo STJD, atendendo a um recurso bicolor.

Quatro meses depois da decisão estadual, o TJD-PA marcou o julgamento da impugnação do resultado do Re-Pa, mas mantendo o resultado conquistado em campo pelo Paysandu. O departamento jurídico do Remo fundamentou seu pedido no acesso ao áudio completo do árbitro de vídeo (VAR). A solicitação visava esclarecer dúvidas sobre decisões da arbitragem que teriam supostamente influenciado diretamente no resultado do jogo. Os remistas defendem que o áudio completo do VAR dá margem para interpretar que houve violação do protocolo da arbitragem de vídeo.