Botafogo-SP e Paysandu dão continuidade, neste domingo, a um dos confrontos mais equilibrados entre equipes que disputam a Série B do Brasileiro. Os times entram em campo, a partir das 18h30, no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto (SP), pela 21ª rodada da competição, em rígida igualdade no retrospecto dos oito jogos que fizeram até aqui. Logo, a partida no interior de São Paulo representa uma espécie de tira cisma entre Pantera e Papão. Mas, a relevância do encontro não está restrita apenas ao histórico do encontro, mas também às posições que as equipes ocupam na tabela de classificação da Segundona.
Nos oito jogos que fizeram até aqui, entre si, Botafogo e Paysandu dividem igualdade de meio a meio nos resultados. Foram três vitórias para cada uma das equipes e dois empates. Até mesmo na contagem de gols não há vantagem para ninguém: 16 tentos marcados pelos dois lados. O momento das equipes na classificação do campeonato não é dos melhores. Ambas se encontram na zona intermediária da tabela de pontuação, bem mais perto da zona de rebaixamento que do cobiçado G4, onde figuram os times que estariam hoje na Série A de 2025, caso a Segundona tivesse chegado ao fim.
O Papão é o 15º colocado, com 24 pontos, enquanto o Pantera é o 16º colocado, com 22 pontos. Em relação ao último colocado do G4, o América-MG, que somava até antes do início da rodada 33 pontos, Botafogo e Paysandu estão a 11 e 9 pontos, respectivamente. No momento, no entanto, o foco maior das equipes não está voltado para a parte superior da classificação, mas sim do afastamento o quanto antes do abismo da Terceirona do ano que vem.
RETURNO
Os times estrearam de forma negativa no chamado returno da Série B. O Botafogo caiu, fora de casa, diante do América-MG, por 3 a 1, enquanto o Paysandu, jogando no Mangueirão com recorde de público na competição – 36.720 pessoas -, caiu por 3 a 0 frente ao Santos-SP. A busca pela reabilitação deve fazer com que o 9º encontro entre os times tenha uma boa dose de disposição ofensiva na partida. O Papão não vence há quatro partidas, visto que antes do confronto com o Peixe havia sido derrotado pelo Brusque-SC (1 a 0) e Novorizontino-SP (2 a 1) e empatado com o Vila Nova-GO (2 a 2).
O Botafogo, por sua vez, tem alternado vitórias, empates e derrotas. Antes da queda frente ao Mequinha mineiro, o time paulista havia empatado com o Avaí-SC (1 a 1) e derrotado o Coritiba-PR (2 a 0) para ficar em apenas esses dois últimos resultados do time da chamada “Califórnia Brasileira”.