Roupas de brechó, artigos decoração, acessórios, presentes e artigos para bem-estar, além de degustação de comida vegana, doces, blends de chás, bombons e comidinhas regionais estarão num só lugar neste domingo, 18, a Feirinha Criativa A Casa Aberta – Arte, Moda e Sabor, que acontece das 10h às 18h, n’A Casa Aberta, no bairro do Reduto.
“Essa é a segunda feirinha. Quando foi pensada a primeira, era para reunir amigos artistas que produzem e comercializam trabalhos artesanais. Mas, durante a divulgação, outras pessoas demonstraram interesse e resolvi abrir espaço para que também viessem expor. A ideia é que as pessoas cheguem e se sintam em casa. Que possam sentar, conversar, aproveitar a sala, a varanda, a cozinha e os sabores que são servidos por aqui”, falou a cantora e arte-educadora Cacau Novais, responsável pela organização do evento.
A programação abre às 10h, com oficina de desenho para crianças ministrada pela Adriana Nuso, artista plástica e ilustradora de livros infantis. “A oficina traz a história da linha e suas possibilidades, de como ela faz parte de todas as coisas do nosso cotidiano e como ela pode ser transformada em formas, texturas, brincadeiras. A proposta é fazer com que os participantes experimentem as mais diversas formas de transformar a linha em desenhos e rabiscos. Para isso, serão disponibilizados materiais como barbante, lápis de cor, tintas, pincéis e papéis, para que todos possam soltar a imaginação e se divertir”, falou Adriana Nuso .
“Espero que todos que participem da oficina se sintam contagiados pelo riscar, sem preocupação com técnicas de desenho ou formas. Que tenham na oficina espaço para a experimentação e sintam a sensação do riscar pelo simples gosto de rabiscar algo, sentindo cada um dos materiais usados. E mais que tudo, [possam] se divertir rabiscando”, acrescentou ela.
Às 16h, na programação tem o show da banda Veropa Sessions, que surgiu no cenário paraense em 2021, unindo a vontade de fazer música instrumental e ocupar espaços públicos abertos na cidade.
“Para apresentação n’A Casa Aberta preparamos um show com músicas autorais do trabalho ‘Baile do Veropa’ e as versões dos clássicos da world music com nossa abordagem e pesquisa nos ritmos regionais com influências caribenhas e com a liberdade de improvisar do jazz”, falou o saxofonista Marcelo Cardoso, que forma o grupo junto com Emmanuel Penna (bateria), Dangle Freitas (baixo) e Rafael Guerreiro (guitarra).
Em suas apresentações, o Veropa Sessions traz um repertório dançante e sintonizado com várias fusões possíveis no âmbito da música instrumental, levando o sotaque da música amazônica a uma esfera universal.
“O público pode esperar muita energia, interação, um verdadeiro baile, e desde já convidamos geral para curtir, dançar e se apaixonar por esse espaço de fomento cultural. Vem pro Baile do Veropa Sessions”, convidou Marcelo.
Participam do evento a Loja Colaborativa Arte Viva, os ateliês Crochê Arte e Corisfio, a colagista Céu Passos e também a massoterapeuta Jô Barbosa, que traz momentos de autocuidado e bem-estar com a massagem expressa. O destaque especial dessa edição é a participação da loja Boho Belém, que utiliza 100% do valor das vendas para dar suporte financeiro, com alimentação e saúde, a dezenas de animais resgatados das ruas. A programação é gratuita.
Aproveite
Feirinha Criativa A Casa Aberta – Arte, Moda e Sabor
Quando: Domingo, 18, a partir das 10h.
Programação cultural: Oficina de rabiscagens para crianças, a partir das 10h, e show da banda Veropa Sessions, às 16h.
Onde: A Casa Aberta (Rua Ó de Almeida, 1062 – Reduto)
Quanto: Entrada franca. Serviços e produtos estarão à venda.