Bola

Fortaleza vence Bragantino vira líder do Brasileiro

Fortaleza vence Bragantino vira líder do Brasileiro Fortaleza vence Bragantino vira líder do Brasileiro Fortaleza vence Bragantino vira líder do Brasileiro Fortaleza vence Bragantino vira líder do Brasileiro
O Campeonato Brasileiro tem novo líder, e ele atende pelo nome de Fortaleza: a equipe cearense fez o Bragantino de vítima
O Campeonato Brasileiro tem novo líder, e ele atende pelo nome de Fortaleza: a equipe cearense fez o Bragantino de vítima

 

BRUNO MADRID

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O Campeonato Brasileiro tem novo líder, e ele atende pelo nome de Fortaleza: a equipe cearense fez o Bragantino de vítima na noite deste sábado (17), venceu por 2 a 1 fora de casa e, além de alcançar nove jogos de invencibilidade na competição, ultrapassou o Botafogo na ponta da classificação.

Com o resultado, a equipe de Juan Pablo Vojvoda chegou aos 45 pontos e superou os cariocas, que ainda jogam na rodada e somam 43. Essa arrancada aconteceu após a derrota para o Vasco no dia 3 de julho. Depois disso, vieram oito vitórias e um empate, levando o Fortaleza ao topo da tabela. A equipe cearense também venceu as últimas quatro partidas.

Já o Bragantino, por outro lado, estacionou nos 27 pontos e se manteve no meio da tabela.
Pochettino e Lincoln marcaram na etapa inicial, mas Breno Lopes entrou nos minutos finais e, como de praxe, decidiu: ele recebeu passe em diagonal, invadiu a área e garantiu a vitória já no início dos acréscimos do 2° tempo.

Os times voltam a jogar no meio da semana, desta vez em decisões das oitavas de final da Sul-Americana. O Bragantino encara o Corinthians, em Itaquera, precisando reverter uma desvantagem de 2 a 1, enquanto o Fortaleza recebe o Rosario Central depois de empatar no duelo de ida.

O JOGO
O 1° tempo foi frenético e com um gol para cada lado. Os dois times mostraram vontade de atacar, incomodaram os goleiros e balançaram as redes de maneiras diferentes: os visitantes inauguraram o marcador após bobeada do rival, enquanto os mandantes deixaram tudo igual em cobrança de pênalti. A única falta mais forte nos primeiros 45 minutos foi protagonizada por Pikachu, que entrou de maneira imprudente em Vinicinho e recebeu amarelo.

Na etapa final, o ritmo caiu, mas duas das cinco substituições de Vojvoda surtiram efeito: Kervin e Breno Lopes. Os dois foram acionados e participaram, com assistência e gol, do lance que decretou a vitória dramática dos visitantes.

GOLS E DESTAQUES
Homenagem feita (e interrompida). O jogo começo frenético ao ponto de o narrador Odinei Ribeiro, do Premiere, não conseguir completar uma homenagem ao apresentador Silvio Santos: ele entoou parte do hit “Silvio Santos vem aí” assim que a bola rolou, mas Moisés, aos oito segundos de jogo, assustou o gol dos mandantes após rebatida na entrada da área.
Goleiro vira herói. Sem o titular Cleiton e o reserva imediato Lucão disponíveis, coube a Fabrício a missão de fechar a meta do Bragantino — e ele começou brilhando. O camisa 37 fez quatro boas defesas antes dos 20 minutos em meio à blitz do Fortaleza, incluindo duas intervenções no mesmo lance.
Kayzer garçom e Pochettino artilheiro pós-lambança. Os visitantes abriram o placar aos 25 minutos em uma inversão de papéis após trapalhada do Bragantino. Hurtado tentou recuar para Douglas Mendes, mas tocou muito forte e viu o companheiro escorregar. Melhor para o centroavante Renato Kayzer, que ficou com a bola, fez as vezes de garçom e serviu Pochettino: acostumado a dar assistências aos companheiros, o meia mostrou faro de gol, deslocou Fabrício e abriu o placar: 1 a 0.
Paulistas empatam de pênalti. Os donos da casa se lançaram ao ataque e, martelando João Ricardo, igualaram o marcador aos 37 minutos, logo depois de Vinicinho ser derrubado por Pochettino dentro da área e a poucos passos do árbitro Alex Gomes Stefano. Lincoln, com categoria, bateu cruzado e estufou as redes do adversário: 1 a 1.
Ritmo cai, e técnicos mexem. Depois de um 1° tempo eletrizante, o duelo voltou mais truncado pós-intervalo. Resultado? Os dois técnicos mexeram no setor ofensivo de seus elencos: Caixinha agiu primeiro e acionou Lucas Evangelista, Mosquera e Vitinho, enquanto Vojvoda respondeu com os velozes Breno Lopes e Machuca nos lugares de Pikachu e Moisés.
Bragantino melhora (e Helinho entra). Aos poucos, os paulistas passaram a ocupar o campo rival em jogadas construídas, principalmente, com velocidade. Em meio aos pequenos sustos, Helinho, titular absoluto da equipe e poupado diante da maratona de jogos, foi chamado pela comissão do Bragantino e entrou no lugar de Thiago Borbas — com a mudança, Mosquera fez a função de centroavante e ficou no quase aos 43 minutos, quando Titi evitou o pior já quase que em cima da linha.
Breno Lopes entra e decide. Titular habitual de Vojvoda, o atacante fez valer sua fama de decisivo: ele recebeu passe açucarado de Kervin Andrade, invadiu a área e deslocou Fabrício, garantindo a vitória do Fortaleza com uma boa dose de drama — e com direito a confusão do árbitro em meio à checagem do lance.
FICHA TÉCNICA
BRAGANTINO 1×2 FORTALEZA
BRAGANTINO
Fabrício; Hurtado, Douglas Mendes, Eduardo Santos e Luan Cândido; Raul, Jhon Jhon (Mosquera) e Lincoln (Chumbinho); Gustavinho (Lucas Evangelista), Thiago Borbas (Helinho) e Vinicinho (Vitinho). Técnico: Pedro Caixinha
FORTALEZA
João Ricardo; Tinga, Kuscevic, Titi e Felipe Jonatan; Zé Welison, Lucas Sasha (Pedro Augusto) e Pochettino (Emmanuel Martínez); Pikachu (Machuca), Renato Kayzer (Kervin Andrade) e Moisés (Breno Lopes). Técnico: Juan Pablo Vojvoda
Estádio: Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP)
Juiz: Alex Gomes Stefano
Assistentes: Luanderson Lima Dos Santos e Thiago Rosa De Oliveira
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro
Cartões amarelos: Helinho, Lucas Evangelista, Mosquera (BGT); Pikachu, Titi, Breno Lopes, Kuscevic (FOR)
Gols: Pochettino (FOR), aos 25 min do 1° tempo; Lincoln (BGT), aos 37 min do 1° tempo; Breno Lopes (FOR), aos 45 min do 2° tempo