Os resultados do Ideb 2023 (Índice de Desenvolvimento da Educação) – principal indicador de qualidade da educação básica do país – revelaram grandes divergências nos indicadores quando comparado com o rendimento das escolas municipais.
No comparativo de resultados dos anos iniciais entre os índices de Belém e de Benevides, município da região metropolitana que têm sido destaque nos exames nacionais de proficiência escolar, a capital paraense não conseguiu – nas últimas três edições do Ideb – atingir as metas fixadas. Para 2021, o índice a alcançar era de 5,0, mas a meta não foi cumprida. Em 2023, mesmo sem ter uma meta fixada, o resultado nas escolas da capital foi de 4,9, abaixo da avaliação anterior.
Por outro lado, o ensino municipal em Benevides avança como destaque na educação brasileira. O município conseguiu ultrapassar as metas fixadas pelo Índice nos últimos 4 anos. A meta fixada para 2021 foi de 5,5, e a nota obtida foi 6,1. Em 2023 o Ideb da educação municipal nos anos iniciais foi de 6,5, uma das melhores notas da região Norte.
Em 2021, ainda passando por reflexos da pandemia, Benevides despontou em 1º lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), entre as cidades paraenses, e obteve uma das maiores notas da Região Norte. Benevides detém um selo regional no ranking de escolas e redes de ensino brasileiras que possuem destaque na condução da educação.
Na comparação entre o cumprimento de metas nos anos finais, Belém não conseguiu alcançar nenhum resultado previsto para o Ideb nos últimos anos. Benevides, ao contrário, trabalhou pela política de melhoria dos índices e do aprendizado, alcançando todas as metas.
O Ideb varia numa escala de 0 a 10 e é calculado a cada dois anos e utiliza duas variáveis: as notas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e a quantidade de alunos aprovados. Ele é o principal indicador de qualidade na educação do país.
A maioria das capitais do Brasil melhorou o desempenho educacional nos anos iniciais do ensino fundamental (do 1º ao 5º ano). Belém ficou abaixo dos índices nesta etapa da educação.
O Ideb faz o cruzamento de duas informações da área da educação, e apresenta resultados em uma escala que vai de 1 a 10. São elas: taxa de aprovação/fluxo escolar (a porcentagem de alunos que não repetiram de ano em uma escola ou rede de ensino); e notas do Saeb, uma prova de português e de matemática feita por alunos do 2º, 5º e 9º ano do ensino fundamental e por estudantes do 3º do ensino médio. No caso do 9º ano, para uma amostra específica, houve também questões de ciências da natureza e ciências humanas.
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.
Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.
O Saeb permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.
Nas duas últimas edições do Saeb o ensino municipal em Belém regrediu nas avaliações de Português e Matemática, quando comparados os resultados dos testes aplicados em 2019 e em 2021. Os resultados negativos no Saeb contribuíram para o não cumprimento de metas no Ideb.