O time do Paysandu viaja, hoje, ao meio-dia para Ribeirão Preto, em São Paulo, e, posteriormente, Florianópolis, em Santa Catarina, para os jogos contra o Botafogo-SP e o Avaí-SC, valendo pelas 21ª e 22ª rodadas da Série B do Brasileiro. A equipe bicolor ficará por uma semana ausente de Belém. As partidas são de suma importância para a reabilitação do Papão no campeonato, no qual o time não vence há quatro jogos. São três derrotas, contra o Brusque-SC, Novorizontino-SP e Santos-SP, e um empate, diante do Vila Nova-GO. Dois desses confrontos em Belém – Novorizontino e Santos – e os demais fora.
O Paysandu segue na 15ª colocação, com 24 pontos, apenas dois degraus da temida zona de rebaixamento. O primeiro adversário bicolor nas duas partidas como visitante está em situação ainda mais delicada. O Bota paulista é o 16º na classificação, com 22 pontos e não abre mão de cumprir com o seu dever de casa diante do Papão. Na segunda partida, na capital catarinense,, o Paysandu terá, teoricamente, um oponente mais perigoso e que luta para chegar ao G4 da competição. O Avaí está na 10ª posição, com 28 pontos, cinco a menos que o América-MG, último colocado do G4.
Até ontem havia dúvida, na Curuzu, quanto ao aproveitamento do atacante Paulinho Boia nas duas partidas. O jogador deixou o confronto passado, contra o Santos, com entorse no tornozelo direito. Desde então, Boia vem fazendo tratamento médico, apresentando boa evolução em sua recuperação. Já o outro atacante lesionado diante do Peixe, Jean Dias, com uma contratura na coxa direita, de acordo com o médico Gabriel Remígio, do Departamento de Saúde do clube, “Requer um pouco mais de cuidado”, o que significa dizer que Dias está descartado para os jogos.
Outro que desfalca a comitiva bicolor é o volante Netinho, que é reserva e foi expulso na sexta-feira passada, no Mangueirão. Mas, em meio a tantas informações negativas, algo de positivo. O atacante Nicolas vem treinando normalmente e deve reunir 100% de condições de jogo, diferente da situação em que ele esteve contra o Santos. Para o jogo contra o Botafogo, o Papão deve formar com Diogo Silva; Edilson, Lucas Maia, Quintana e Kevyn (Keffel); João Vieira,, Leandro Vilela e Cazares; Paulinho Boia (Ruan Ribeiro), Nicolas e Borasi (Esli Garcia).
Os bicolores parecem conscientes da necessidade de o Papão voltar a vencer sob a pena de acabar desabando para a zona de descenso. “Sabemos que nas últimas partidas o resultado positivo não veio, precisamos voltar a vencer e estamos trabalhando muito no dia a dia para isso”, reconhece o volante João Vieira, termômetro do meio-campo bicolor.