Seu bolso

Segurados do INSS podem bloquear mensalidades de entidades ou associações

Segurados do INSS podem bloquear mensalidades de entidades ou associações Segurados do INSS podem bloquear mensalidades de entidades ou associações Segurados do INSS podem bloquear mensalidades de entidades ou associações Segurados do INSS podem bloquear mensalidades de entidades ou associações
Beneficiários do INSS têm até 21 de julho para aderir a acordo de ressarcimento
Beneficiários do INSS têm até 21 de julho para aderir a acordo de ressarcimento. Foto: Divulgação

Os segurados do INSS que identificarem descontos de mensalidades associativas não autorizados em seus benefícios têm a possibilidade de bloquear esses valores. A consulta e o bloqueio podem ser realizados através do site ou aplicativo Meu INSS, ou ainda pela Central 135.

Para verificar e solicitar o bloqueio de descontos, os segurados devem seguir estes passos:

  1. Acesse o Meu INSS (site gov.br/meuinss ou aplicativo para celular).
  2. Faça login com CPF e senha do Gov.br.
  3. Clique em “Novo pedido”.
  4. Digite “Excluir mensalidade”.
  5. Selecione o serviço/benefício desejado.
  6. Leia as instruções na tela e siga conforme indicado.

Além disso, mesmo para aqueles que não encontraram descontos indevidos, é possível solicitar o bloqueio preventivo de mensalidades associativas, se o benefício estiver desbloqueado. O procedimento é o seguinte:

  1. Acesse o Meu INSS (site gov.br/meuinss ou aplicativo para celular).
  2. Faça login com CPF e senha do Gov.br.
  3. No campo de pesquisa, digite “Solicitar bloqueio ou desbloqueio de mensalidade”.
  4. Clique no serviço/benefício desejado.
  5. Leia as instruções na tela e siga conforme indicado.

O INSS informa que todos os benefícios iniciados a partir de setembro de 2021 já possuem bloqueio automático para descontos de mensalidades associativas. Para desbloquear, o segurado deve solicitar o serviço de desbloqueio utilizando biometria.

Para reaver descontos indevidos, os segurados podem contatar a entidade responsável através do número 0800 indicado no contracheque ou enviar um e-mail para acordo.mensalidade@inss.gov.br. O INSS entrará em contato com a entidade para solicitar a documentação que comprova a autorização dos descontos ou para solicitar a devolução dos valores.

Outras reclamações e denúncias sobre descontos não autorizados podem ser registradas no Portal Consumidor.Gov e na Ouvidoria do INSS, através da Plataforma Fala BR.

 

Fonte: Gov.br