A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) realizou no início da madrugada de hoje (14) a Operação Revista Geral, que de forma simultânea movimentou todas as 54 unidades prisionais do Estado do Pará. O objetivo é manter o controle das casas penais, garantindo a segurança e a tranquilidade para o feriado prolongado da Adesão do Pará à Independência.
Embora tenha sido realizada em todo o Estado, a operação Revista Geral concentrou a coordenação das forças internas da secretaria no Complexo Penitenciário de Santa Izabel, onde existem 10 unidades prisionais, além do Hospital Geral Penitenciário (HGP). A ação teve início antes do amanhecer para garantir o efeito surpresa junto aos internos e a realização de um trabalho minucioso nas celas.
A primeira unidade a passar pela revista foi a Unidade de Custódia e Reinserção V (UCR V), posteriormente seguiu-se para a Central de Custódia Provisória de Santa Izabel (CCP Santa Izabel). As UCR I, II. III, IV, V e VI, juntamente com as Unidades Penitenciárias de Segurança Máxima I e II, (UPMAX I e II), e a Unidade de Reinserção de Regime Semiaberto de Santa Izabel (URRS Santa Izabel) também passaram pela inspeção.
O secretário adjunto de Gestão Operacional (Sago) da Seap, Ringo Alex Frias, esteve à frente da coordenação da operação, juntamente com o coronel PM Odenir Margalho, titular da Diretoria de Administração Penitenciária (DAP). Toda a operação contou com o apoio dos policiais penais das unidades e dos efetivos do Comando de Operações Penitenciárias (Cope), Grupo de Ações Penitenciárias (GAP) e do Grupamento de Busca e Recaptura (GBR).
“Já é uma prática da gestão promover revistas nas vésperas dos feriados prolongados, principalmente aqueles que têm intercalados a sexta-feira como ponto facultativo. Adotamos medidas de segurança no sentido de realizar revistas simultâneas em 54 unidades prisionais para fiscalizar o ambiente carcerário, que é território exclusivo do Estado. E por ser território exclusivo do Estado temos por obrigação fazer esse check list das celas”, declarou Ringo Alex.
Na avaliação do secretário adjunto, ações como a de hoje nas unidades prisionais trazem como consequência a paz social e a tranquilidade para os operadores desenvolverem sua atividade dentro do horário de trabalho, “garantindo um ambiente com mais segurança, com mais tranquilidade”.
“Isso faz parte do programa da Sago, no sentido de a gente poder mostrar esse controle, que é um dos controles mais robustos que nós temos hoje dentro do Estado, que é esse controle prisional. É um protocolo dos mais robustos em todo o cenário nacional”, garante Ringo.