Estado certifica 1.600 estudantes no programa Capacita COP 30

Programa oferece chances de capacitação profissional e desenvolvimento pessoal, com a disponibilização gratuita de 67 cursos nas áreas de turismo, gastronomia, infraestrutura e segurança do trabalho
Programa oferece chances de capacitação profissional e desenvolvimento pessoal, com a disponibilização gratuita de 67 cursos nas áreas de turismo, gastronomia, infraestrutura e segurança do trabalho Foto: Irene Almeida/Diário do Pará.

O Governo do Pará realizou ontem (13) a certificação de mais de 1.600 estudantes que integram as primeiras turmas do programa de qualificação Capacita COP 30, no Hangar Centro de Convenções, em Belém. O programa é uma iniciativa do Estado, com a participação de mais de 20 entidades. O objetivo é preparar a mão de obra local para atender o público em diversos setores durante a Conferência Climática da ONU, a COP 30, que ocorrerá em novembro de 2025, em Belém.

O programa Capacita COP 30 oferece chances de capacitação profissional e desenvolvimento pessoal com a disponibilização gratuita de 67 cursos nas áreas de turismo, gastronomia, infraestrutura e segurança do trabalho. As aulas são ministradas em polos espalhados pela Região Metropolitana de Belém, Santarém, Marajó e o nordeste do estado.

“Estamos qualificando a mão de obra, capacitando as pessoas para que esta mão de obra possa estar sendo aproveitada, sendo utilizada no momento do evento da COP30, em novembro do próximo ano, mas deixando como legado esta formação e qualificação profissional para que estas pessoas possam, não apenas em novembro do próximo ano, mas imediatamente já possam ter oportunidade de acessar ocupação, acessar emprego, acessar renda”, disse o governador do Estado, Helder Barbalho.

OPORTUNIDADE

“Nós lançamos um programa chamado Capacita COP30, que inicialmente disponibilizou 12 mil vagas em 64 tipos de cursos diversos, que têm como foco diversas atividades, mas é claro destacando a área de serviços, de hospitalidade, de acesso a cursos linguísticos, serviços voltados à receptividade, tudo claro atrelado a algo excedente e o incremento na demanda turística que o evento em si inevitavelmente estará atraindo para a nossa capital”, acrescentou.

Além de oferecer qualificação, o Governo facilitará a inserção dos alunos do programa no mercado de trabalho. “Estamos desenvolvendo um banco de dados com informações sobre aqueles que se capacitaram nos cursos, e essas informações estarão acessíveis tanto para o setor privado quanto para a administração pública. Essa é uma ferramenta essencial para aproveitarmos a mão de obra de homens e mulheres do nosso Estado que desejam trabalhar e contribuir para a realização deste grande evento em Belém”, afirmou a vice-governadora e presidente do Comitê Estadual para a COP 30, Hana Ghassan.

O programa Capacita COP 30 tinha como meta inicial qualificar 12 mil pessoas antes da COP. No entanto, durante a cerimônia de certificação da primeira turma, o Governo do Pará anunciou novas colaborações com empresas multinacionais e instituições de ensino. Esse esforço ampliará o número de vagas disponíveis para 22 mil até o próximo ano.