Só em 2021, empresa especializada em integridade competitiva e monitoramento de apostas, Sportradar, levantou 903 jogos duvidosos em 2021, de 10 esportes diferentes e em 76 países. A organização também é colaboradora da Fifa.
O volante Júlio Campos, do Atlético Amazonense, foi suspenso por 300 dias pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Amazonas (TJD-AM), por marcar um gol contra de propósito na Série B do Campeonato Amazonense. Além disso, o atleta foi multado em R$ 25 mil.
O julgamento aconteceu por suspeita de manipulação de resultados envolvendo o jogador. No dia 4 de setembro, em jogo válido pela sétima rodada da Série B do Campeonato Amazonense, Júlio pegou a bola aos 44 minutos do segundo tempo e chutou, de propósito, contra o próprio gol. O Atlético acabou perdendo por 4 a 1 para o Sul América.
Júlio Campos, do Atlético Amazonense, chuta contra a própria meta e marca gol contra aos 44 minutos do segundo tempo. A equipe perdeu por 4 a 1 para o Sul América.
A partida era válida pela Série B do Campeonato Amazonense.
? Reprodução
— Goleada Info (@goleada_info) September 5, 2022
Além do atleta, por decisão do tribunal, o clube também foi punido: está suspenso em 12 partidas e multado em R$ 50 mil. Jogador e agremiação esportiva foram punidos com base no artigo 243-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), por “atuar, de forma contrária à ética desportiva, com o fim de influenciar o resultado de partida, prova ou equivalente”, diz o artigo.
O presidente do clube, Henrique Barbosa também foi julgado pelo mesmo artigo, entretanto, acabou sendo absolvido.