Belém

Parque Zoobotânico do Goeldi completa 129 anos

Entre os atrativos para a comemoração, destaca-se o tradicional Bolo de Flores, formado por mudas de várias espécies de plantas da Amazônia, a realização de atividades que trabalham com a memória dos visitantes e os preparativos para realizar obras de revitalização do espaço.
Entre os atrativos para a comemoração, destaca-se o tradicional Bolo de Flores, formado por mudas de várias espécies de plantas da Amazônia, a realização de atividades que trabalham com a memória dos visitantes e os preparativos para realizar obras de revitalização do espaço.

O Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi completa 129 anos de existência na próxima quinta-feira (15), feriado de Adesão do Pará à Independência do Brasil. E para celebrar esta data, será realizada uma programação especial durante a manhã para os visitantes. O aniversário do Parque dá início às celebrações pelos 158 anos de atividades do Museu Goeldi, que foi criado em 6 de outubro de 1866.

Neste ano, com o tema “As memórias contam histórias”, a programação de aniversário do Parque Zoobotânico, o mais antigo do gênero no Brasil, contará com recursos do Setor de Educação (SEEDU) do Museu Goeldi. As atividades educativas buscam dialogar sobre a preservação da memória, a partir de detalhes da história centenária da base física mais antiga do Museu Goeldi, seus significados e a relevância para a sociedade. Entre os recursos selecionados, destacam-se o Baú de Memórias, a Coleção Didática Emília Snethlage, as Pranchas Didáticas e o kit Os Maiorais do Parque Zoobotânico.

.

Atrações – O ponto de encontro para as celebrações com diversão e aprendizados será na área da Samaumeira Jovem, próximo ao portão da Travessa Nove de Janeiro.

Sob os galhos da Samaumeira, o visitante terá contato com o Baú de Memórias, um kit educativo, elaborado pelo Clube do Pesquisador Mirim, que conta a história do Museu Goeldi por meio de fotos, objetos históricos e depoimentos.

Também para promover a preservação da memória e sensibilização ambiental, a Coleção didática Emília Snethlage traz alguns animais ícones da história do Parque e que cativaram gerações de visitantes. Esses símbolos queridos, após seu falecimento com avançada idade, como o jacaré-açu Alcino e a onça preta Bemp, foram tratados e incorporados à Coleção Didática – vários animais taxidermizados desta Coleção já foram moradores do Parque do Goeldi, a realização de ações junto ao público demonstra como o local é um agregador de experiências, realidades e memórias, vividas por diversas gerações de visitantes.

Outra atividade da manhã de aniversário são as Pranchas Didáticas, normalmente utilizadas em atendimentos de grupos que visitam o Parque. Denominado “Visita Animal ao Parque Zoobotânico”, este Kit Educativo ilustrado apresenta conteúdos interessantes sobre alguns moradores do logradouro, como detalhes de sua alimentação, apelidos, como chegaram ao Parque e muito mais.

Já o Kit Os Maiorais do Parque Zoobotânico apresenta ícones da fauna e da flora existentes nesta base do Museu Goeldi. As informações destacam a força, tamanho, peso ou outras características que os distinguem de outras espécies, ressaltando estruturas anatômicas com o auxílio de animais taxidermizados, ossos, sementes, etc.

A coroação do aniversário, e o momento mais aguardado, é quando os visitantes se reúnem para cantar parabéns ao Parque, que alimenta o verde no coração da cidade, ao redor do tradicional Bolo de Flores, formado por mudas de várias espécies de plantas e que, ao final, serão distribuídas ao público.

SERVIÇO

Aniversário de 129 anos do Parque Zoobotânico do Museu Goeldi

Data: 15 / 08 / 2024

Local: Samaumeira Jovem

Horário: 9h às 12h

Atrações:

Baú de Memórias

Coleção Didática Emília Snethlage

Pranchas Didáticas

kit Os Maiorais do Parque Zoobotânico

Bolo de Flores

.

Atividade com Agendamento:

Circuitos Dialógicos para Grupos Escolares

Período: 14 e 28 / 08

Agendamento através do e-mail [email protected]