Em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil, o Centro de Ciências e Planetário, da Universidade do Estado do Pará (Uepa), participa, de 22 a 24 de setembro, da 16ª Primavera dos Museus. Este ano o tema é a “Independências e museus: outros 200, outras histórias”. As inscrições gratuitas se estendem até o dia 21, e devem ser realizadas de forma online.
Nesta edição, serão promovidas palestras, oficinas e mesas redondas com a participação de professores de diferentes áreas do conhecimento. Em todo o Brasil, cerca de 2.285 eventos estão programados em museus e centros culturais.
A partir desta quinta-feira (22), as atividades serão iniciadas às 9h, por meio da mesa de abertura, que contará com a presença do reitor da Uepa, Clay Chagas. Em seguida, o professor Miguel Chaquiam fará a palestra de abertura “Cientistas e Instituições de Pesquisa e Ensino da/na Amazônia”.
“O Planetário, sendo um espaço de grande influência no aprendizado e na formação do público em geral, oportuniza a crianças, adultos e idosos grandes descobertas na área da cultura, ciência e astronomia, promovendo e divulgando o nosso espaço no cenário nacional, além de interagir com o público visitante e intensificar a relação com a sociedade”, afirmou Alice Sousa, assessora pedagógica do Centro de Ciências e Planetário do Pará, da Uepa.
O tema “Independências e museus: outros 200, outras histórias”, escolhido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) para a temporada de eventos socioculturais, busca renovar os olhares sobre este fato histórico sob a ótica da diversidade cultural, da inclusão, de experiências e interpretações. A Primavera dos Museus é uma ação anual coordenada pelo instituto, com duração de uma semana, que visa mobilizar os museus e instituições culturais e científicas brasileiras a elaborar iniciativas especiais voltadas para um mesmo tema.
SERVIÇO
16° Primavera dos Museus – Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
Local: Centro de Ciências e Planetário (CCPPA), na avenida Augusto Montenegro, s/n, no Km 03, do bairro Marambaia, em Belém.
Evento gratuito e aberto a toda comunidade.