O Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém, oferece, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), a laserterapia mamilar para tratar fissuras nos seios das lactantes internadas na unidade. O tratamento é fundamental no apoio à amamentação, especialmente durante a campanha Agosto Dourado, que promove a importância do aleitamento materno em todo o país.
De acordo com o mais recente estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o tema, 97% das mães iniciam a amamentação, mas 43% a interrompem antes de a criança completar três meses. Uma das causas está associada aos machucados nos seios, como traumas mamilares, que afetam 58% das mulheres em fase de amamentação, sendo que 71% delas sofrem com fissuras.
Para oferecer suporte às mães diante desse problema, o Hospital Abelardo Santos desenvolve essa técnica não invasiva que utiliza luz laser de baixa intensidade para tratar lesões mamilares comuns em lactantes, como fissuras, dor e inflamações. Iniciada em janeiro, o HRAS realizou esse procedimento em mais de 80 pacientes que apresentaram fissuras mamilares este ano, com resultados satisfatórios.
Segundo a fonoaudióloga Aline Mello, as fissuras mamilares, também conhecidas como rachaduras nos mamilos, são lesões que ocorrem devido à pressão realizada pelo bebê durante a amamentação, quando a pega e o posicionamento estão inadequados. Além de ser uma das principais causas para o desmame precoce, a fissura pode evoluir para quadros graves de mastite, abscesso mamário e sepse.
“Trata-se de um tratamento totalmente gratuito, que, se realizado em uma clínica particular, pode ser bastante custoso. E como funciona? A aplicação do laser promove a cicatrização rápida, alivia a dor e reduz a inflamação, proporcionando maior conforto para a mãe e facilitando o processo de amamentação, o que estimula a continuidade do aleitamento no tempo correto para acontecer”, ressalta Aline.