Bola

Paysandu tem chances mínimas de acesso na Série B

Com somente 40% de aproveitamento, bicolores terão as duas próximas partidas fora de casa. Foto: WAGNER ALMEIDA
Com somente 40% de aproveitamento, bicolores terão as duas próximas partidas fora de casa. Foto: WAGNER ALMEIDA

A derrota por 3 a 0 diante do Santos-SP, na última sexta-feira, no Mangueirão, na abertura do returno da Série B do Brasileiro, não se resume apenas à perda de mais três pontos, em casa, pelo Paysandu – na tabela o clube está em 15º com 24 pontos. O jogo, também, deixou outros prejuízos ao time bicolor. Um deles foram as lesões sofridas pelos atacantes Paulinho Boia e Jean Dias, este último, curiosamente, tendo substituído o 1º no decorrer da partida. Afora as lesões sofridas pelos atletas do compartimento ofensivo, o volante Netinho, reserva utilizado com frequência pelo treinador Hélio dos Anjos, foi expulso e está suspenso.

O Departamento de Saúde do clube, que também trata do atacante Edinho, lesionado em um dos tornozelos, ainda não se manifestou sobre o quadro médico de Boia e Dias. O que se sabe, por enquanto, é que os atletas iniciaram tratamento ainda no Mangueirão após deixarem o confronto com o Santos. Como o Papão só volta a campo no próximo domingo (18) para enfrentar o Botafogo-SP, fora de Belém, pela 21ª rodada do campeonato, os três atletas podem até ganhar condições de jogo, dependendo, óbvio, da gravidade das contusões de ambos.

Afora a questão das contusões e do cartão vermelho recebido por Netinho, a derrota frente ao Peixe aumentou a série de jogos sem vitória da equipe bicolor. Agora são quatro partidas sem vencer. Foram três derrotas – Brusque-SC, Novorizontino-SP e Santos-SP – e um empate – Vila Nova-GO. Diante da “estiagem” de resultados positivos, as possibilidades de acesso da equipe alviceleste também caíram bastante. Agora, de acordo com os sites Chance de Gol e do Departamento de Matemática, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Papão tem, neste momento, apenas 2% de possibilidade de chegar à Série A de 2025.

Em 20 jogos disputados pelo time no campeonato, o Paysandu tem cinco vitórias, nove empates e seis derrotas. Um aproveitamento de apenas 40%. Para complicar ainda mais a situação do time, suas duas próximas partidas serão disputadas na casa dos adversários. A 1ª no próximo domingo, às 18h30, contra o Botafogo-SP, em Ribeirão Preto, e a segunda na quinta-feira, dia 22, em Florianópolis, contra o Avaí. O time paulista é o 16º colocado, um degrau acima da zona de rebaixamento, e o catarinense o 9º colocado, brigando para entrar no G4 do campeonato.