Entretenimento

Divando na Amazônia: veja como foi a festa de 45 anos de Gaby Amarantos

A obra de Gaby foi reconhecida na Alepa. Foto: Wagner Almeida / Doário do Pará.
A obra de Gaby foi reconhecida na Alepa. Foto: Wagner Almeida / Doário do Pará.

Muita animação, looks bafônicos, celebridades e muito amor reunido, tudo isso regado a muita comida e música paraenses. Assim foi o “Xarque da Gaby”, festa de aniversário da embaixadora do tecnobrega no Brasil e no mundo, Gaby Amarantos, realizada na última terça-feira, 06, num complexo à beira do rio, em Belém, para seletos convidados.

Pelo “red carpet” – que na festa era verde, para combinar com a temática do evento, “Glamour na Amazônia” -, passaram vitória-régia, garça, Matinta Perera, crocodilo e muitos outros looks, pois a galera entrou no clima e investiu pesado para celebrar a diva.

A cantora Valéria Paiva, uma das primeiras artistas a chegar ao evento, estava vestida da flor da vitória-régia, look assinado por Babildri. “É muito bacana participar desse evento, toda caracterizada, homenageando a nossa floresta amazônica. Aceita, meu amor!”, falou a cantora, que tem uma amizade de muitos anos com a aniversariante.

“Temos uma amizade de longas datas, ela é uma grande referência e, como ela diz, também eu fui uma grande referência para ela, assim como ela foi uma grande referência pra mim. E estar aqui hoje nessa grande confraternização da música paraense, com todos esses artistas, é maravilhoso. Dirigi quase 50km para estar aqui, mas é com muito amor, com muito carinho, porque ela merece”, disse Valéria, que mora em Santa Izabel do Pará.

TECNOSHOW

O look vestido por Gaby Amarantos na capa do disco “Tecnoshow” foi o figurino usado pela cantora Suanny Batidão. “Ela escolheu alguns figurinos da trajetória dela, da carreira como cantora e esse aqui é muito especial e muito marcante, é capa do CD que marcou gerações, o ‘Tecnoshow’. Sou fã, estou muito emocionada com esse figurino, porque é muito marcante na trajetória dela. É lindo e foi pensado para esse momento. É dela, ela escolheu pra mim”, falou Suanny, radiante.

Divas do tecno no palco. Foto: Wagner Almeida / Doário do Pará.

A cantora aproveitou o momento para exaltar as qualidades da amiga e dizer qual presente gostaria de dar para Gaby nesse momento de celebração da vida da artista. “A Gaby é uma pessoa maravilhosa, não tem como não amá-la, uma pessoa extrovertida, alegre, uma energia boa, maravilhosa. Só tenho a agradecê-la pela amizade, consideração de sempre com os artistas paraenses que ela leva e eleva para todo o país. Ela é maravilhosa, é babado, meu amor, ela arrasa. Se pudesse colocaria todas as melhores coisas do mundo numa caixinha e dava de presente, porque ela merece muito. E ela tem um coração lindo”, declarou Suanny.

CROCODILO VINGATIVO

“O crocodilo tá muito louco/o crocodilo tá diferente…”. Na festa, estava mesmo: o crocodilo foi incorporado por Leona Vingativa, que vestia o look usado por Amarantos no carnaval deste ano em homenagem à aparelhagem Crocodilo. “Hoje ela veio de crocodilooooo! A Gaby separou algumas roupas, ela quis que cada filha viesse com um look dela, que ela usou num momento especial. Me sinto muito grata, muito maravilhada de estar usando esse look maravilhoso, que quem vestiu foi Gaby Amarantos, né meu amor?”, falou Leona, que destacou estar muito feliz por participar da festa da cantora que é sua inspiração.

“É uma mulher maravilhosa como amiga, e a tenho também como mãe. Estou muito feliz de estar aqui, te amo Gaby. Se hoje em dia canto, é graças à Gaby Amarantos, porque a minha primeira música quem me deu foi ela, que lancei na época da Copa e foi um grande sucesso. Depois dessa música comecei a cantar, já atuava. Temos uma relação maravilhosa, ela me tem como filha e a tenho como mãe. É um anjo na minha vida. Tenho muito orgulho, amo muito e vida longa a Gaby Amarantos”, declarou Leona.

ENTRADA TRIUNFAL

A anfitriã da noite chegou por volta das 22h, vestindo um figurino inspirado na estrelítzia, uma flor tropical comum na Amazônia, criado pelo stylist Bruno Pimentel em parceria com a marca Ophélia.

“Estou muito arrepiada, muito feliz. Queria celebrar com os meus amigos, minha família, os artistas, e estou muito feliz de poder estar aqui na beira do rio com esse Xarque, que é uma festa que celebra a nossa potência, o quanto que a gente é incrível. Fui a pioneira desse movimento, estar aqui celebrando é só para bater o martelo e chancelar, porque ninguém vai roubar esse lugar”, falou ela, que quer incluir a festa no calendário da cidade. “Acho que pode ter um Xarque todo ano! Vai entrar, sim, no calendário, queremos que essa festa seja uma tradição”, acrescentou.

A cantora ressaltou que o momento era só de agradecer. “Só agradecer aos meus amigos,às pessoas que sempre apoiaram o meu trabalho, vocês que sempre incentivaram o meu trabalho. Tenho nada para pedir, só tenho a agradecer. Tem açaí, as nossas comidas típicas e principalmente a nossa música, a nossa potência, porque muita gente fala: ‘Caramba, agora a nossa música está estourada lá fora’, mas gente, ela já está há muito tempo e não é só no Brasil, não, é no mundo. Tenho feito turnê internacional, estou indo para Nova Iorque agora, as pessoas estão loucas para saber do Pará, da Amazônia e desse Brasil que é a nossa cara”, destacou a cantora.

Gaby celebrou seus 45 anos com cardápio assinado por Saulo Jennings e revelou que conselho daria para à Gaby de antigamente: “Respira. Tu és diferente e muita gente vai te questionar por tu seres diferentes. Muita gente vai questionar as coisas que tu fazes, mas vai, continua com coragem sendo quem tu és e nunca esquece as suas raízes, que tu vais brilhar”, disse a cantora.

MERGULHO CULTURAL

O relógio marcava quase 23h, quando um grupo de convidados causou um pequeno alvoroço na chegada: eram Karol Conká, Fabiana Karla e Fred Nicácio, amigos de Gaby que chegavam para a celebração.

Karol Konká e Fred Nicácio na festa Foto: Wagner Almeida / Doário do Pará.

Karol Conká falou sobre sua longa amizade com Gaby e a importância do evento. “Sou muito amiga da Gaby, a conheço desde 2010, a gente sempre se encontrava nos bastidores, ficou uma amizade muito linda e de uns tempos para cá, só cresceu. Acho ela uma das artistas mais incríveis e completas que temos no país e ela representa o Norte de uma maneira muito maravilhosa”, disse Karol, que já esteve algumas vezes na capital paraense para fazer shows, mas dessa vez conseguiu fazer uma pequena imersão na cultura do Estado.

“É a primeira vez que vivi a cultura do Pará e isso graças à Gaby. Fizemos um passeio na ilha do Combu e nos emocionamos muito com a história do Pará e da Gaby, tomamos banho de ervas, comemos peixe fresco, tomamos o verdadeiro açaí, recebemos a energia muito boa das pessoas que moram lá na ilha”, contou Karol, que também usava um look cheio de franjas do guarda-roupas da Gaby.

A atriz Fabiana Karla falou que não tinha outra maneira de celebrar a Gaby que não fosse trazendo a Amazônia e a potência da aniversariante. Para a ocasião, ela vestiu um look inspirado no verde da floresta.

“Mergulhamos no guarda-roupas dela, metemos a mão e saímos tirando tudo. E ela disse: ‘pegue, mana, que é de vocês!’. Nos divertimos e queríamos vir à altura de Gaby, que é um grito da Amazônia, uma mulher vibrante, que faz questão de trazer as suas origens, assim como eu. Está sendo um momento muito especial da carreira dela, mas o presente é nosso”, disse Fabiana, ressaltando que a amizade dela com Gaby é como uma árvore. “Tem raízes sólidas, muitos floreios e frutos” , acrescentou.

Para comandar a celebração, Gaby reuniu a Aparelhagem Crocodilo e muitos artistas do tecnobrega e tecnomelody com quem a artista tem um forte vínculo. Suanny foi quem abriu a noite, mas teve ainda apresentações de Hellen Patricia, da banda Xeiro Verde, Viviane Batidão, Keila Gentil, Valéria Paiva e outras atrações que subiram ao palco para brindar a aniversariante.

Em alguns momentos da festa, era possível ouvir um coro, “Uhu, é o Xarque da Gaby”, com um grupo pulando e celebrando. A aniversariante transitou por toda a festa radiante, distribuindo simpatia a todos os presentes, sejam eles convidados ou profissionais que estava ali trabalhando para que o evento acontecesse.