Pará

Ministro Jader Filho garante R$ 634 milhões para compra de 503 ônibus no Pará

Ministério das Cidades garante R$ 634,8 milhões para compra de 503 novos ônibus no Pará; 100 deles, elétricos
A aquisição dos 265 novos ônibus do BRT Metropolitano é fruto de um contrato de financiamento entre o Ministério das Cidades e o Governo do Pará

O ministro das Cidades, Jader Filho, esteve em São Paulo na última quarta-feira (7), onde teve a oportunidade de conferir de perto todos os detalhes da produção dos 265 novos ônibus que vão operar no BRT Metropolitano, projeto executado pelo Governo do Pará que visa reformular o sistema de transporte público de forma integrada nos municípios da Região Metropolitana de Belém. Vale ressaltar que, até agora, o Ministério das Cidades já viabilizou recursos da ordem de R$ 634,8 milhões em financiamento via BNDES ou FGTS para compra de 503 novos ônibus para atender as cidades das regiões metropolitanas de Belém e Santarém e o município de Parauapebas, sendo 100 desses veículos, elétricos.

A aquisição dos 265 novos ônibus do BRT Metropolitano é fruto de um contrato de financiamento entre o Ministério das Cidades e o Governo do Pará, com um investimento de mais de R$ 387 milhões, via financiamento pelo FGTS, com contrapartida de fundos próprios do governo estadual.

As 265 novas unidades em produção correspondem aos ônibus que irão operar nas futuras Linhas Alimentadoras e Linhas Troncais Expressas e Paradoras do BRT Metropolitano, sendo 40 destas unidades 100% elétricas e as demais 225 com motorização a combustão, turbodiesel, no padrão Euro 6, que traz tecnologias aprimoradas para a redução das emissões de poluentes na atmosfera.

O ministro Jader Filho, acompanhado do governador do Pará, Helder Barbalho, conheceu o primeiro dos 40 ônibus elétricos que irão operar no BRT Metropolitano durante visita à feira Lat.Bus Transpúblico 2024. O modelo, já com a nova pintura que será adotada no Sistema Integrado de Transporte da Região Metropolitana de Belém (SIT/RMB), traz uma série de inovações tecnológicas nunca antes vistas na história da mobilidade urbana da Grande Belém.

“Para além da questão da mobilidade e da qualidade de vida que estes veículos vão trazer à população, com mais conforto e segurança, também estamos contribuindo com a questão da sustentabilidade, haja vista que esses ônibus, parte deles são elétricos, outros são Euro 6, que são modelos que conjugam a nova política do Governo Federal de cuidar do meio ambiente”, destacou o ministro das Cidades, Jader Filho.

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Governador Helder Barbalho e o ministro das Cidades, Jader Filho

Após conhecerem o primeiro modelo elétrico produzido para o BRT Metropolitano, Jader Filho e Helder Barbalho foram até a fábrica da CAIO Induscar, em Botucatu (SP), para vistoriar a produção dos demais veículos elétricos e a combustão. Segundo o governador, seis municípios serão beneficiados na Região Metropolitana de Belém.

“Nós estamos comprando 40 ônibus elétricos com Wi-Fi e ar-condicionado, e isto é uma parceria, um financiamento junto com o Governo Federal. Um investimento para que a gente possa melhorar o transporte coletivo de Belém e Região Metropolitana como Ananindeua, Marituba, Santa Bárbara, Benevides e o município de Santa Izabel do Pará”, explicou Helder Barbalho.

TRÊS NOVOS MODELOS

A parceria entre o Ministério das Cidades e o Governo do Pará viabilizou a compra de três diferentes modelos de ônibus de última geração para operação no BRT Metropolitano, todos equipados com sistema GPS, Wi-Fi, ar-condicionado, câmeras de monitoramento e elevadores para acessibilidade de pessoas com deficiência.

Entre as unidades vistoriadas pelo ministro Jader Filho e pelo governador Helder Barbalho, estão:

  • CAIO E-Millennium com chassi Mercedes-Benz / Eletra: ônibus 100% elétrico que serão usados nas Linhas Troncais do BRT Metropolitano. Tem capacidade para transportar 75 passageiros e possui sistemas de frenagem com regeneração da bateria com autonomia de 250 quilômetros.

 
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  • CAIO Millennium V com chassi Mercedes-Benz e motor traseiro: ônibus com motorização turbodiesel com tecnologia Euro 6, que atende às mais recentes normas de redução de emissões de poluentes em vigor no Brasil. Serão usados nas Linhas Troncais do BRT Metropolitano, assim como os veículos elétricos, e possui capacidade para transportar cerca de 80 passageiros. Por ter motor traseiro, apresenta baixo nível de ruído para o motorista e os passageiros durante as longas viagens entre os municípios.

 
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  • CAIO Apache Vip V com chassi Volkswagen e motor dianteiro: ônibus com motorização turbodiesel e tecnologia Euro 6 que serão utilizados nas Linhas Alimentadoras do BRT Metropolitano, interligando os bairros das cidades de Santa Izabel do Pará, Santa Bárbara do Pará, Benevides, Marituba e Ananindeua aos dois Terminais de Integração que estão sendo construídos na rodovia BR-316. Também possuem capacidade para transportar cerca de 80 passageiros.

 
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NOVOS ÔNIBUS PARA O PARÁ

Até aqui, o Ministério das Cidades já viabilizou recursos da ordem de R$ 634,8 milhões em financiamento via BNDES ou FGTS para compra de 503 novos ônibus para atender as cidades das regiões metropolitanas de Belém e Santarém e o município de Parauapebas, sendo 100 desses veículos, elétricos.

A renovação da frota do transporte público no Pará se dá por meio do convênio firmado entre o Ministério das Cidades e o Governo do Pará (265 ônibus) e através do Novo PAC Seleções (238 ônibus), a partir da seleção anunciada em maio deste ano. Confira as cidades contempladas:

  • Belém: 113 novos ônibus – 20 elétricos e 93 Euro 6;

  • Região Metropolitana de Belém (Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara do Pará e Santa Izabel do Pará): 265 novos ônibus – 40 elétricos e 225 Euro 6

  • Parauapebas: 85 novos ônibus Euro 6

  • Região Metropolitana de Santarém (Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos): 40 novos ônibus elétricos