Pará

Praça de Ananindeua recebeu recursos para obras, mas está abandonada

A Praça Tio Carlito, no bairro do Aurá, era um espaço para a prática de esportes e de lazer, mas está há tempos sem nenhuma manutenção da Prefeitura, mesmo com valores repassados pelo Governo do Estado
A Praça Tio Carlito, no bairro do Aurá, era um espaço para a prática de esportes e de lazer, mas está há tempos sem nenhuma manutenção da Prefeitura, mesmo com valores repassados pelo Governo do Estado. Foto: Antonio Melo/Diário do Pará

Na teoria, uma praça é um espaço urbano que valoriza o meio ambiente natural e tem como funções principais socializar e proporcionar lazer à comunidade. Mas na prática, a população que frequenta a Praça Tio Carlito, localizada na Rua Quinta, no bairro do Aurá, em Ananindeua, está prejudicada em realizar as atividades no local, seja de lazer ou esportiva.

O espaço tem uma extensa área e é possível observar que as estruturas das três quadras de areia estão deterioradas, precisando de reparos imediatos. Em uma destas quadras, falta grades, com estruturas soltas no gradil que podem ser um risco para a segurança de crianças e adolescentes que costumam brincar no local.

Outra situação presenciada na tarde desta quarta-feira (7) pela reportagem do DIÁRIO é um lixão nos fundos da praça, onde é possível ver sofá, vaso sanitário, telhas, troncos de árvores e os mais diferentes tipos de entulho, além de muitos sacos de lixo doméstico, o que pode ser perigoso para atrair animais transmissores de doenças. De forma geral, pelos diferentes espaços da praça, é possível verificar mato e lixo espalhado pelo chão, como garrafinhas e embalagens plásticas perto dos bancos onde os visitantes sentam.

De acordo com moradores da área, o que mantém a praça ainda em funcionamento é o empenho da comunidade, que retira recursos do próprio bolso para realizar serviços periódicos de capinagem, limpeza e manutenção das estruturas das quadras, sempre quando é possível mobilizar a população no serviço voluntário de preservação do local.

Uma das pessoas envolvidas no trabalho de manutenção da praça é o autônomo Robson Torres, 29 anos. Ele afirma que muitas crianças utilizam a Tio Carlito para brincar, mesmo com o local precisando de reparos. De acordo com o autônomo, um adolescente já se feriu em uma das estruturas soltas da grade que cerca uma das quadras.

“A população mantém aqui como pode, sempre que possível. Eu tenho um filho de 10 anos que brinca na praça. Ficamos sempre atentos para que nada aconteça com ele”, reflete sobre a situação.

Um outro problema também relatado pela população é a falta de luz nos postes da praça, o que deixa o ambiente soturno para quem procura utilizar o espaço tanto para o lazer, como para atividades esportivas nas quadras. “Fica escuro de noite com pouca iluminação. É até perigoso as crianças brincarem e não verem alguma coisa que possa causar um acidente”, comenta o soldador Cledson Mendes, 24 anos.

 

Obras não saíram do papel

Com data para início e término das obras ainda entre 2019 e 2020, as obras não saíram do papel e fazem parte do projeto de urbanização, saneamento e habitação da área denominada Comunidade Jardim Jader Barbalho. Na época, os recursos financeiros para as obras foram repassados pelo governo do Estado para a Prefeitura de Ananindeua, mas até agora a Praça Tio Carlito encontra-se abandonada e sem qualquer placa que indique possíveis obras.

Sobre a iluminação pública na praça, Secretaria Municipal de Saneamento e Infraestrutura (Sesan) informa que vai encaminhar uma equipe técnica para fazer o levantamento das luminárias apagadas e trocar as mesmas. Sobre o mato e entulho na área, a Secretaria de Serviços Urbanos (Seurb) informa que está organizando um mutirão para a limpeza do local previsto para acontecer nesta quinta-feira (8).