Décor

Confira as principais tendências em cores e decoração para 2025 e dicas de como colocá-las em prática de acordo com seus objetivos

Confira as principais tendências em cores e decoração para 2025 e dicas de como colocá-las em prática de acordo com seus objetivos

Toda tendência é moldada pelos acontecimentos que ocorrem no mundo e por novos comportamentos que surgem a partir deles. Com a correria do dia a dia, em meio ao caos da cidade estando cada vez mais em evidência e se tornando parte da rotina da maioria das pessoas, muitas delas procuram tornar suas casas refúgios com espaços para relaxar e, também, trabalhar. “O tom bege acinzentado é um tom neutro e versátil que combina as qualidades aconchegantes do bege com a sofisticação do cinza, criando uma base elegante e atemporal para qualquer espaço, quer você esteja procurando criar uma atmosfera relaxante em seu quarto ou um espaço mais formal em sua sala de estar”, sugere Caroline Oliva, designer de interiores da Decor Colors – marca referência no mercado de tintas e materiais de construção fundada por Leonardo Arruda, também conhecido como Léo Tintas, em sociedade com João Appolinário, presidente e fundador da Polishop -, além de especialista em efeitos decorativos.

De acordo com Caroline, em 2025, os tons terrosos serão o novo neutro. “As principais tendências de cores em decoração incluem cores inspiradas na natureza, como verde sálvia, marrom, terracota e uma variedade de tons de bege incríveis”, explica. Com cores neutras, como bege, branco e cinza, é fácil criar uma base atemporal na decoração, já que cores clássicas nunca saem de moda e fornecem um pano de fundo versátil para qualquer esquema de decoração. “Minha dica é incorporar uma variedade de texturas, para adicionar interesse visual e profundidade ao seu espaço. Use tecidos como linho, algodão e veludo, em diferentes tons de suas cores neutras escolhidas. Adicione elementos de madeira, pedra e metal para criar uma sensação de calor e aconchego. Já para quem não gosta muito de cores neutras e prefere ousar na decoração com combinação de cores, minha sugestão é usar roxo berinjela com verde menta, rosa chá com verde oliva e o azul Klein com laranja queimado”, indica a especialista.

Oliva ainda ressalta que as cores têm um poder surpreendente de influenciar sentimentos e ações. “O vermelho, por exemplo, aumenta a energia e a excitação; o laranja promove a criatividade e a sociabilidade; o amarelo eleva o humor e a energia; o verde reduz o estresse e melhora o foco; o azul inspira calma e confiança; o roxo estimula a imaginação e intuição; o branco cria um espaço limpo e eficiente e o preto evoca poder e sofisticação”, revela a designer de interiores da Decor Colors. Ao escolher as cores para casa, escritório ou qualquer outro ambiente, é recomendado pensar sobre o humor e o comportamento que deseja criar, já que elas podem transformar um espaço em um santuário relaxante, um centro criativo ou um local de trabalho produtivo. “Para criar ambientes mais acolhedores e relaxantes, recomenda-se o uso de tons neutros, como bege, cinza claro e branco. Tons de azul, como azul-claro, azul-celeste e azul-petróleo, também são conhecidos por promover o relaxamento. Já em ambientes de trabalho, a escolha das cores pode ter um impacto significativo no desempenho, na motivação e no bem-estar dos funcionários. Por isso, envolvem um conjunto de escolhas que engloba mobiliário, tecidos e a cor da parede, sendo o azul uma cor muito utilizada para promover a comunicação e criatividade”, ressalta.

Muitas pessoas não pensam em começar a decorar os ambientes pois, normalmente, não querem lidar com grandes reformas, mas existem outras maneiras de renová-los sem precisar passar pelo longo e estressante processo. “Pintar uma parede de destaque é uma maneira fácil e econômica de transformar um ambiente e trazer um toque de sofisticação. Escolher uma cor ousada ou vibrante para a parede de destaque pode criar um ponto focal atraente e adicionar personalidade ao espaço”, exemplifica Caroline. “Se não quiser mudar a cor das paredes, uma maneira fácil de atualizar a aparência de um cômodo é trocar os tecidos e padrões, como almofadas, mantas e cortinas. Você também pode escolhê-los em cores e texturas que complementem a nova cor da parede de destaque”, completa.

Quem tem ambientes pequenos e realmente não quer fazer reforma, a dica é escolher cores certas, pois elas têm impacto significativo na percepção do espaço. “Use cores claras para refletir a luz e ampliar o espaço e cores frias (azul, verde, roxo) que fazem as paredes parecerem mais distantes. Os tons pastéis criam uma sensação de suavidade e amplitude. Use cores escuras com moderação para adicionar profundidade sem sobrecarregar o espaço e evite contrastes fortes entre cores claras e escuras para evitar fragmentar bruscamente o espaço. Se quiser dar a ilusão de um teto mais alto para um ambiente, pinte o teto com uma cor mais clara”, informa Caroline. Para quem possui ambientes integrados, use as cores para dar uma sensação de continuidade e harmonia. “Minha recomendação é usar uma paleta de cores coesa em todos os ambientes com cores neutras como base que permitem toques de cor e criação de pontos focais ou definir áreas específicas. Os acessórios coloridos complementam a paleta geral. Importante repetir as cores em diferentes ambientes para coesão e criar fluxo suave entre ambientes com transições graduais de cores diferentes”, ressalta a especialista.

Existem cores adequadas e recomendadas para a decoração de cada ambiente. “Para quartos prefira cores calmantes e neutras, como azul, verde, lavanda, rosa e branco, bege e cinza. Para salas de estar, aposte em cores aconchegantes, como vermelho, laranja e amarelo, neutras, como cinza, bege e branco e energizantes, como azul marinho, verde esmeralda e roxo. Em cozinhas, cores terrosas, como verde, marrom e laranja, e ousadas, como vermelho e amarelo, combinam muito, se utilizadas com moderação”, orienta. As recomendações da Decor Colors para escolher a paleta de cores ideal para cada ambiente é começar considerando o ambiente, o clima e a função dele e escolhendo uma cor base neutra. “Pode se inspirar em fontes como natureza e revistas de decoração, colocando o seu próprio toque e estilo. Adicione duas a três cores de destaque complementares e use o círculo cromático para harmonia ou contraste. É fundamental testar as cores em diferentes condições de iluminação, assim como experimentar amostras antes de tomar uma decisão final”, recomenda a designer de interiores.

Para quem não quer fugir do estilo tradicional, a sugestão é apostar em produtos neutros e versáteis, pois combinam com qualquer paleta de cores e estilo de decoração. “Uma grande solução para criar ambientes modernos e minimalistas são dois produtos da Decor que estão cada vez mais em alta: o cimento queimado, um revestimento que imita a aparência do cimento bruto, trazendo um toque industrial e sofisticado, e a mica, uma pedra natural com brilho sutil, que pode ser usada em paredes, pisos e bancadas, adicionando um toque de luxo e elegância ao espaço”, indica. Esses produtos são duráveis e resistentes e possuem texturas únicas e durabilidade e sofisticação, o que ajuda na hora de combinar diferentes tons e texturas na decoração e garantem longevidade dos materiais. “O cimento queimado tem uma textura áspera e irregular, enquanto a mica adiciona interesse visual ao espaço moderno e minimalista”, finaliza Caroline.

Sobre a Decor Colors
A Decor Colors é uma solução inovadora para transformar o mercado de revestimentos e tintas especiais, oferecendo produtos com alto benefício e muito valor agregado. Ficou ainda mais conhecida através de sua participação no programa Shark Tank Brasil, onde obteve investimento recorde junto a João Appolinário, presidente e fundador da Polishop. A solução DECOR COLORS foi criada pelo empresário Leonardo José da Silveira Arruda, comerciante de sucesso que desenvolveu o produto/marca própria de revestimentos, com aparência de cimento queimado. Os produtos possuem excelente aceitação pelo mercado, através de vendas realizadas em todo Brasil. Após os investimentos realizados por João Appolinário na empresa, a Decor Colors obteve melhorias significativas na distribuição, nos processos de instalação no mercado, tendo sido desenvolvido o modelo de franquia mais adequado para o negócio.

Créditos
Com informações da OxoFlow
Foto: Divulgação