Belém

Dia dos Pais: cemitérios de Belém devem receber 14 mil visitantes; veja horários

Sábado, 2 de novembro, a Igreja  Católica dedica ao Dia dos Fiéis Falecidos, também conhecido como Dia de Finados, data destinada à lembrança e oração por todos aqueles que morreram.
Sábado, 2 de novembro, a Igreja  Católica dedica ao Dia dos Fiéis Falecidos, também conhecido como Dia de Finados, data destinada à lembrança e oração por todos aqueles que morreram.. Foto: Ricardo Amanajás / Diario do Pará

O Dia dos Pais, comemorado no próximo domingo, 11, é a segunda data comemorativa com maior número de visitas a dois cemitérios públicos administrados pela Prefeitura de Belém, via Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb): Santa Izabel, no Guamá, e São Jorge, na Marambaia.

O fluxo de visitas às sepulturas inicia-se já na sexta-feira, 9, e segue até domingo, 11, tanto pela manhã quanto à tarde, segundo explica a direção do Departamento de Administração de Necrópoles (Dane) da Seurb.

Nesses três dias, a estimativa é que cerca de 14 mil pessoas circulem dentro dos dois cemitérios em homenagens e orações aos seus entes queridos. A expectativa de público no Santa Izabel é de até nove mil pessoas. E cinco mil visitantes no São Jorge.

 

Orientações aos visitantes

Renato Fonseca, administrador do São Jorge, sugere que os visitantes cheguem cedo para adentrar o cemitério, fazer suas homenagens e alerta para um cuidado.

“Pedimos que não acendam muitas velas nos túmulos para evitar fazer fogo alto. Nesse período caem muitas folhas das árvores e temos preocupação que o fogo possa pegar em alguma folha e causar algum problema”.

José Roberto Ribeiro, administrador do Santa Izabel, orienta que o público faça suas homenagens dentro do horário estabelecido pela Administração do cemitério.

“No sábado e domingo, não haverá o chamado serviço de localização, que será disponibilizado até sexta, dia 9, para que não haja tumulto na nossa Secretaria, uma vez que o volume de visitantes aumenta consideravelmente”, observa o administrador do Santa Izabel, onde terá missa no domingo, 11, às 8h, pelo Dia dos Pais.

Força-tarefa

Para fazer com que as pessoas se sintam mais seguras para fazer suas visitas, o Dia dos Pais nos cemitérios conta com uma força-tarefa, que envolve também a Guarda Municipal de Belém (GMB), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Secretaria Municipal de Economia (Secon), Conselho Tutelar e Corpo de Bombeiros.

A GMB vai atuar nos cemitérios públicos, no sábado e domingo, das 7h às 17h, realizando base e patrulhamento interno e no entorno. Para cada dia, serão empregados 40 guardas municipais do Operacional e Táticos.

Veja os horários de funcionamento nos cemitérios neste final de semana:

>> Santa Izabel
Visitas
Sexta, sábado e domingo – das 7h às 17h

Sepultamentos
Sexta – das 8h às 16h
Sábado e domingo – das 8h às 12h.

>> São Jorge
Visitas
Sexta, sábado e domingo – das 7h às 17h

Informações
Sexta – das 8h às 17h
Sábado e domingo – Das 7h às 17h

Sepultamentos
Sexta – das 8h às 17h
Sábado e domingo – Das 8h às 13h.