Agosto Dourado é uma campanha mundial que destaca a importância da amamentação para a saúde dos bebês e das mães. A iniciativa visa conscientizar sobre os vários benefícios do aleitamento materno, que incluem o fortalecimento do sistema imunológico dos bebês, a redução do risco de doenças e o estabelecimento do vínculo emocional entre mãe e filho. Entre as doenças crônicas que podem ser reduzidas pelo leite materno estão obesidade e diabetes, tanto na infância quanto na vida adulta.
Referência estadual no tratamento de diabetes e obesidade, o Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, incentiva o aleitamento exclusivo até os 6 meses de idade do bebê, e sua continuidade junto com alimentos complementares até os 2 anos ou mais, como recomenda a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Nutrientes e anticorpos – A especialista em Nutrição do HJB, Dayse Gurjão, informa que o leite materno contém nutrientes essenciais e anticorpos, que promovem o desenvolvimento saudável do metabolismo e do sistema imunológico.
“Estudos mostram que crianças amamentadas têm menores chances de desenvolver obesidade e diabetes tipo 2, pois o leite materno ajuda a regular a ingestão alimentar, promove um crescimento saudável e previne o excesso de peso. Além disso, a amamentação ajuda a estabelecer um microbioma intestinal saudável, que desempenha um papel importante na prevenção dessas doenças”, afirma a profissional.
Atendimento – De janeiro a junho deste ano, a unidade hospitalar registrou 38.875 atendimentos ambulatoriais, médicos e não médicos; 1.615 internações; 2.053 cirurgias gerais; 188.672 exames gerais e 6.525 sessões multiprofissionais. Por meio do Programa “Obesidade Zero”, do Governo do Pará, executado pelo HJB, no primeiro semestre houve 295 cirurgias.
O Hospital Jean Bitar pertence à rede de saúde pública do Governo do Pará. A unidade hospitalar é administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
O HJB presta assistência em média e alta complexidade na área ambulatorial e hospitalar para usuários transgêneros, e em clínica médica e cirúrgica para pacientes com doenças metabólicas e gastrointestinais. A unidade fica na Rua Cônego Jerônimo Pimentel, nº 543, no bairro Umarizal, em Belém. Mais informações: (91) 3239.3800.