Faltando pouco para a celebração do Dia dos Pais, em 11 de agosto, proprietários de restaurantes de Belém se preparam para receber as famílias e tentam inovar para atrair a clientela. Isso porque, como pontuado por Fernando Soares, assessor jurídico do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS-PA), a data não costuma ser tão movimentada como o Dia das Mães, por exemplo.
“Há um incremento nas empresas de alimentação fora do lar, mas não chega a ser tão forte. Ao invés de sair de casa, as pessoas costumam pedir o almoço para a família e ficar em casa. Isso é mais comum no Dia dos Pais”, diz.
Empresários estão apostando na criatividade para atrair pais e filhos às mesas de seus restaurantes. O proprietário do Restaurante Point do Açaí, Nazareno Alves, comenta que as expectativas sobre o movimento no espaço são positivas. Isso porque o fluxo de clientes costuma crescer cerca de 30% em datas comemorativas e, no Dia dos Pais, não deve ser diferente.
Neste dia, os clientes do espaço, que fica situado na avenida Boulevard Castilhos França, contarão com uma programação musical especial. “À noite geralmente colocamos as mesas para fora, porque fica um pouco mais fresco e, neste dia, vai ter um show bem legal no espaço público do Boulevard da Gastronomia. Até lá, nossa sala de espera também estará pronta”, conta.
Nazareno Alves conta que os pratos mais pedidos durante a data são bem variados, no entanto, a chapa mista paraense que é composta por filé de filhote frito, filé de gó, pirarucu, camarão, charque e filé de frango acompanhada de um bom açaí, conquista o paladar dos clientes. No dia 11 de agosto, o restaurante irá abrir às 9h.
Outro restaurante com pegada e sabor regional também se prepara para surpreender os pais paraenses. Maurício Façanha, proprietário do Restaurante Ver-O-Açaí, comenta que no Dia dos Namorados, comemorado dia 12 de junho, ele e os funcionários foram surpreendidos com o fluxo de clientes no estabelecimento, isso porque decidiram inovar e proporcionar uma nova experiência aos apaixonados.
Por conta disso, a mesma aposta será feita no segundo domingo de agosto. “Vamos ter algo especial, mas ainda estamos desenhando”, conta. Segundo ele, em datas comerciais o movimento no restaurante aumenta cerca
de 15% a 20%.
O empresário vislumbra que pretende fazer algo para todos os tipos de pais paraenses, inclusive, às 11h já estará de portas abertas. No Dia dos Pais, Maurício Façanha comenta que as tábuas de fritos com açaí são as mais pedidas. “Neste dia, apesar do restaurante ter um apelo turístico, lota de paraenses, não é a galera de fora que frequenta”, diz.