Bola

Paysandu busca empate no fim contra o Vila Nova

Paysandu e Vila ficaram no 2 a 2. Foto: Jorge Luís Totti/Paysandu
Paysandu e Vila ficaram no 2 a 2. Foto: Jorge Luís Totti/Paysandu
Num jogo que parecia perdido, o Paysandu arrancou o empate, por 2 a 2, nos últimos minutos, com gol salvador de Lucas Maia, hoje à noite, no estádio OBA, em Goiânia, pela 19ª rodada da Série B do Brasileiro. O outro gol bicolor foi anotado por Paulinho Boia, logo nos primeiros segundos de jogo, enquanto Todinho e Allesson marcaram para a equipe da casa. Com o resultado, o Papão, que esteve na 15ª colocação na classificação, subiu para 14º, com 24 pontos. Já o Vila segue no G4, na 4º colocação, com 30 pontos. Na sexta-feira, o Paysandu recebe o Santos, no Mangueirão, pela 20ª rodada.
Nem bem a bola começou a rolar no OBA e, aos 40 segundos, Paulinho Boia fez ressurgir o fantasma da Copa Verde, abrindo o placar a favor do Papão. O atacante testou de fora da área e o goleiro do Vila colaborou engolindo um senhor “chester” natalino. O Paysandu jogava bem, articulando as jogadas com eficiência a partir do meio de campo. O Vila tinha dificuldade nos avanços ao ataque. Mas, aos 18 minutos, a bola foi levantada na área, Igor pegou o rebote e bateu; a bola sobrou para Todinho, que igualou o marcador após defesa parcial de Diogo Silva.
O empate deu moral ao Vila. O Paysandu parecia atordoado com o gol sofrido. O time goiano chamou para si as rédeas da partida, dominando o meio de campo e chegando ao ataque com facilidade. O Papão era pressionado pela equipe alvirrubra. A equipe bicolor não conseguia acertar as jogadas de meio de campo, que não funcionava em nada que tentava. O 1º tempo chegou ao final com o Vila superior, tendo 52% de posse de bola contra 48% do oponente. Nas finalizações o time da casa também foi superior: 10 a 2, com Diogo Silva praticando seis defesas. Um retrato claro da superioridade do Tigre.
Na volta para o 2º tempo, o Vila devolveu o gol relâmpago que sofreu. Com 22 segundos de reinício da partida, Alesson colocou o time goiano na frente no placar em jogada de contra-ataque. A defesa batia cabeça na marcação, o que era bem aproveitado pelo Tigre. O Papão estava desorganizado. O Vila continuava atacando, mas dava sinais de cansaço.
Com as mudanças feitas no Paysandu, o time cresceu, explorando, principalmente, o lato esquerdo do campo. O Vila, que sentia cansaço, só se defendia. Garcia, que entrou no posto de Boia, dava trabalho a defesa adversária, mas o empate não saia. O Vila esteve perto de aumentar a vantagem, aos 32 minutos, com Rhuan acertando a trave. Mas, foi o Papão, no último suspiro, que chegou ao empate, aos 49 minutos. Robinho “colocou” a bola na cabeça de Lucas Maia, que mandou para a rede.