O Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) alerta sobre um golpe em circulação na internet. Um site falso está oferecendo produtos de cannabis medicinal usando o nome de Farmanguinhos. Esta divulgação é fraudulenta e os comprimidos não têm a qualidade nem a eficácia garantidas pela instituição.
Farmanguinhos esclarece que a comercialização de produtos com seu nome ou embalagem é proibida. Os medicamentos fornecidos pelo instituto são distribuídos gratuitamente ao Sistema Único de Saúde (SUS) pelo Governo Federal.
Em 2023, Farmanguinhos forneceu ao SUS aproximadamente 615 milhões de unidades farmacêuticas, o maior volume dos últimos seis anos. Isso inclui medicamentos para tratar Doenças Tropicais Negligenciadas (DTNs), como malária e esquistossomose.
O Instituto reafirma seu compromisso com o combate às DTNs. “Produzimos medicamentos para doenças negligenciadas por grandes indústrias farmacêuticas e atendemos 100% dos pedidos do SUS,” afirma Jorge Mendonça, diretor de Farmanguinhos.
*Com informações de