Na última semana, milhões de usuários ao redor do mundo enfrentaram um apagão cibernético. O problema conhecido popularmente como “tela azul da morte (BSOD)” no Windows travou computadores e interrompeu atividades importantes, como operações bancárias e até voos comerciais. Esse erro tem várias causas e soluções possíveis.
A temida tela azul é um problema sério que pode acontecer no Windows e travar o computador. Segundo Thalles Canela, professor do curso de Sistemas de Informação da Facimp Wyden, as causas da tela azul variam desde problemas de hardware até falhas no sistema operacional e conflitos de software. “Isso significa que a tela azul pode ser causada por problemas em componentes físicos do computador, como memória RAM com defeito, disco rígido ou SSD com problemas, superaquecimento e drivers, que são os programas que ajudam o hardware a funcionar, corrompidos ou incompatíveis”, explica.
Além disso, programas que não funcionam bem juntos, atualizações mal feitas do Windows e arquivos importantes do sistema danificados também podem provocar a tela azul.
Quando o problema aparece, Thalles recomenda alguns passos simples para tentar resolver o problema. “Anotar o código de erro que aparece na tela pode ajudar a identificar a causa do problema”, orienta. Reiniciar o computador também pode ajudar temporariamente a resolver. Verifique as atualizações recentes do computador e tente revertê-las ou instalar correções. Iniciar o Windows no Modo de Segurança, onde apenas os serviços essenciais do sistema são carregados, pode ajudar a diagnosticar e resolver problemas. Em seguida, verifique se todos os componentes de hardware estão bem conectados e funcionando, e atualize ou reinstale drivers problemáticos.
Para evitar a tela azul, mantenha seu sistema sempre atualizado, use programas confiáveis, faça manutenção regular do hardware, backups frequentes dos seus dados e mantenha um antivírus atualizado. “Verificar e limpar fisicamente o hardware para evitar superaquecimento e garantir boas conexões também é fundamental”, observa Thalles Canela. Além disso, evitar forçar o hardware além de suas especificações pode ajudar a prevenir problemas.
Se a tela azul continuar aparecendo e você não conseguir resolver, é hora de procurar um especialista. Problemas de hardware que precisam de substituição, problemas complexos de software, risco de perda de dados importantes e incapacidade de iniciar o sistema mesmo no Modo de Segurança são sinais de que você precisa de ajuda profissional. “Quando o computador não consegue iniciar nem mesmo no Modo de Segurança, é sinal de que o problema é grave”, conclui Thalles Canela.