Passados dois meses e oito dias do último encontro entre Paysandu e Vila Nova-GO, que decidiu, no estádio Olímpico, em Goiânia, a Copa Verde, conquistada, pela 4ª vez na história, pelo time bicolor, Tigre e Papão voltarão a ficar frente a frente, na segunda-feira, dia 5, no estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, popularmente chamado de OBA, às 21h, pela 19ª rodada da Série B do Brasileiro, a última do 1º turno do campeonato. Mas, não são só o local e a competição que mudam para a 3ª partida entre as equipes na temporada. Da final do torneio pra cá muita coisa foi modificada dos dois lados.
Na partida decisiva, o Vila vinha de um empate diante do Brusque-SC, por 2 a 2, pela 7ª rodada da Segundona, no mesmo local enfrentará o Papão, na próxima semana. Já o Paysandu, que havia goleado a equipe goiana, na Curuzu, por 6 a 0, colocando as duas mãos na Copa Verde, na mesma rodada do Brasileiro, empatou, fora de Belém, com o Guarani-SP, por 0 a 0. O resultado que o tirou da zona de rebaixamento, subindo para 16ª colocação, com cinco pontos.
Hoje, Vila e Papão têm situações diferentes na classificação da Segundona. O Tigre é o último colocado do G4, com 29 pontos, e o Papão, mais próximo da zona de rebaixamento que da área de acesso à Série A, é o 14º, com 23 pontos. No que diz respeito às equipes da final do torneio interestadual para as de hoje, também ocorrem mudanças de ambos os lados. Os treinadores continuam os mesmos: Hélio dos Anjos, pelo Paysandu, e Luizinho Lopes, pelo Vila. Mas os times já não são os mesmos.
Comparadas as escalações dos últimos jogos dos times na Série B, alguns jogadores perderam a titularidade ou mesmo deixaram os clubes. No Papão quem ainda se mantém para titular e deve entrar em campo na segunda são: o goleiro Diogo Silva, Edilson, Lucas Maia, Kevyn, João Vieira e Nicolas. Pelo lado do Vila, as alterações mais radicais. Comparadas às escalações do último jogo do time na Série B, contra o Ituano-SP, com a que participou da final da Copa Verde, apenas o atacante Henrique Almeida continua como titular no time alvirrubro.
Alguns jogadores que estiveram na final do torneio continuam defendendo os clubes, caso, por exemplo, de Wanderson, Juninho e Esli Garcia, no Papão, mas perderam a titularidade. No Vila, a situação se aplica a Apodi, banco de reservas hoje. No lado bicolor, dos 16 atletas utilizados por Dos Anjos no jogo decisivo do torneio, apenas o atacante Vinícius Leite deixou a Curuzu, indo para o Botafogo-PB.