Pará

Passarelas, duplicação e câmeras: veja detalhes da concessão da PA-150 e Alça Viária

A primeira concessão rodoviária da história do Pará vai modernizar 526 km da malha rodoviária estadual na PA-150 e Complexo Alça Viária
A primeira concessão rodoviária da história do Pará vai modernizar 526 km da malha rodoviária estadual na PA-150 e Complexo Alça Viária

Após a realização de um leilão histórico na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), nesta quarta-feira (31), o governador Helder Barbalho assinou a concessão de 526 km de diversos trechos do subsistema rodoviário do Pará. O trecho interliga a cidade de Marabá, na região sudeste do Estado, até o município de Marituba, na Região Metropolitana de Belém.

Serão feitos investimentos para realizar as melhorias previstas, entre elas, a duplicação de 66 quilômetros de via, a criação de 248,5 quilômetros de novos acostamentos, 29,7 quilômetros de terceiras vias, 25 câmeras de monitoramento, 11 passarelas para pedestres, além dos serviços de manutenção, preservação e conservação.

Essa é primeira concessão rodoviária da história do Pará. O governador Helder Barbalho explica que essa iniciativa vai melhorar a infraestrutura rodoviária do estado, garantindo mais segurança viária e conforto aos usuários, estabelecimentos comerciais e comunidades do entorno das vias, além de fomentar o desenvolvimento econômico e auxiliar no escoamento da produção da região.

“Esta é uma iniciativa moderna de um governo que compreende os seus desafios e que chama a iniciativa privada para que juntos garantam desenvolvimento, emprego e renda. Quero aqui desejar sucesso a concessionária, que mostre que essa experiência que deu certo no mundo dará certo aqui também no Estado do Pará”, ponderou o governador.

“Façam desta estrada um exemplo de sustentabilidade. Façam desta estrada um exemplo de modernidade de gestão de qualidade, prestigiando a mão de obra local, gerando emprego, gerando renda aqui, trazendo segurança ao tráfego, garantindo com que as pessoas possam viver uma estrada que efetivamente esteja dentro daquilo que a população espera”,  disse Helder Barbalho aos concessionários.

Os trechos concedidos incluem todos os elementos da faixa de domínio, como acessos, alças, edificações, terrenos, pistas centrais, laterais, marginais, acostamentos, obras de arte especiais, duplicações, balanças de pesagem e quaisquer outros elementos dentro dos limites estabelecidos.

Base e apoio 

Com a concessão, serão implementadas bases operacionais de suporte ao cliente, que contarão com guinchos, ambulâncias, carros de apoio, caminhões-pipa e caminhões-prancha. Uma equipe de salvamento estará disponível para prestar assistência tanto mecânica quanto em casos de acidentes. Além disso, um número 0800 será disponibilizado para que os usuários possam solicitar serviços de socorro ao longo da rodovia.

 

 

Relação dos trechos que fazem parte do projeto:

– PA 150, Trecho: Morada Nova – Goianésia do Pará – Entr. PA 475/256 com
extensão de 333,00 km;

– PA 475, Trecho: Entr PA 150/256 – Entr. PA 252 com extensão de 41,60 km;

– PA 252, Trecho: Entr. PA 475 – Entr. PA 151/252 com extensão de 42,30 km;

– PA 151, Trecho Entr. PA 252 – Entr PA 483/Alça Viária com extensão de 21,50 km;

– PA 483, Trecho: Acesso Área Portuária Vila do Conde (Barcarena) – Entr. PA 151/ Alça Viária com extensão de 18,60 km;

– Alça Viária Sul de Belém, Entr. PA 151/483

– Entr. BR 316/010, com extensão de 69,40 km.