Seu bolso

Golpe dos Correios: cuidado com o falso link de encomenda

Em um novo tipo de fraude, criminosos usam o nome dos Correios para tentar aplicar um golpe por meio de um falso link de encomenda.
Em um novo tipo de fraude, criminosos usam o nome dos Correios para tentar aplicar um golpe por meio de um falso link de encomenda.

Em um novo tipo de fraude, criminosos usam o nome dos Correios para tentar aplicar um golpe por meio de um falso link de encomenda. Os golpistas enviam mensagens por SMS ou WhatsApp para estimular que as vítimas em potencial cliquem em um site fraudulento e realizem pagamentos. Nas mensagens, eles afirmam que há pacotes barrados na alfândega e que o consumidor deve pagar uma taxa para liberar as compras.

Entenda como funciona o golpe dos Correios que utiliza o falso link de encomenda para enganar os consumidores e saiba como se proteger.

Como funciona o golpe do falso link de encomenda

Primeiro os golpistas enviam um SMS ou mensagem por WhatsApp informando ao consumidor que há um pacote barrado na alfândega. Eles utilizam o nome dos Correios para fazer com que a mensagem pareça verdadeira e fornecem um número de rastreio qualquer, também falso.

O texto diz que a compra foi barrada pela fiscalização alfandegária ou que o pacote foi taxado e aguarda a retirada do consumidor. Na sequência, disponibilizam um link falso que leva a uma suposta “central de atendimentos”. Essa página também é fake.

No site fraudulento, é exigido o pagamento de um valor via Pix para a liberação do produto.

O que dizem os Correios

Os Correios alertam para que os consumidores que têm pacotes a receber fiquem atentos e não cliquem em links que direcionam para páginas falsas. Para verificar o status de encomendas, é possível utilizar o aplicativo oficial da instituição.

A empresa reforça ainda que não entra em contato pelo WhatsApp com os clientes. Em caso de dúvidas sobre a veracidade de uma mensagem atribuída aos Correios, os consumidores devem entrar em contato com a Central de Atendimento pelos números 3003-0100 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800-725-7282 (demais localidades).

Também é possível utilizar o canal Fale Conosco no site oficial dos Correios.

Como se proteger do golpe dos Correios

Golpes como esse pretendem enganar os clientes ao criar um senso de urgência, pois o consumidor que tem realmente uma compra a receber pode se sentir compelido a clicar no link.

Confira as orientações dos Correios para identificar tentativas de golpes utilizando o nome da empresa:

  1. Confira o e-mail e o nome do remetente

    Os Correios só enviam e-mails do domínio @correios.com.br. Por isso, vale verificar com atenção o endereço de e-mail do remetente para garantir que seja legítimo.

     

  2. Tenha cautela com links

    Não clique nos links no corpo do e-mail. Caso esteja realmente esperando uma encomenda, entre no site oficial dos Correios e confira o rastreamento do produto.

     

  3. Desconfie de mensagens urgentes

    Mantenha-se atento e desconfie de mensagens que solicitam informações confidenciais ou que pedem para que uma ação seja feita de imediato (por exemplo, clicar num link).

     

  4. Busque os canais oficiais

    Se desconfiar de uma mensagem, não clique nos links enviados. Em vez disso, procure os canais oficiais de atendimento da empresa.

Fonte: Serasa