Notícias

Pará está entre os 10 estados que mais geram empregos formais

Um dos motivos para o resultado positivo no setor da construção é a realização de obras na capital e no entorno para a COP30

FOTO: CELSO RODRIGUES
Um dos motivos para o resultado positivo no setor da construção é a realização de obras na capital e no entorno para a COP30 FOTO: CELSO RODRIGUES

Luiza Mello

O Pará se destaca mais uma vez na geração de empregos formais: entre as 27 unidades federativas, foi o 10º em abertura de vagas, com resultado positivo de 7.893 postos de trabalho no mês de junho passado.

O destaque no mercado de trabalho paraense fica com o setor da construção civil, com 3.830 vagas – resultado de intervenções que estão sendo feitas na capital e no entorno para a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – COP30, que acontece em Belém em novembro de 2025. Os setores de indústria, com 996 vagas, e comércio (824) vêm na sequência.

Todos os meses, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) divulga uma análise dos dados oficiais do Novo Caged, instrumento de registro do Ministério do Trabalho, sobre os números de empregos no Brasil.

A divulgação mostra a movimentação do mercado de trabalho paraense com dados sobre a mão de obra contratada e os desligamentos no mês anterior e o saldo resultante. Em junho, no comparativo entre admitidos e desligados, houve crescimento na geração de postos de trabalho no Pará. Em junho, foram 42.267 admissões, contra 34.374 desligamentos, gerando um saldo positivo de 7.893 postos de trabalho, resultado que supera em mais de 16% o saldo registrado no mesmo período do ano passado, em junho de 2023.

Ainda segundo as análises, no mês passado todos os setores de atividades econômicas no Pará apresentaram saldos positivos de empregos formais no comparativo entre admitidos e desligados: além da construção, indústria e comércio, a agropecuária gerou 604 postos de trabalhos e o setor serviços outras 523 vagas.

As análises mostram que no balanço acumulado do 1º semestre deste ano – de janeiro a junho – o Pará alcançou o saldo positivo de 28.401 postos de trabalho. “Cabe ressaltar que os dados atuais mostram uma movimentação do mercado de trabalho no Pará mais intensa se comparada ao mesmo período do ano passado”, destaca a publicação do Dieese, o que confirma o vibrante período de contratações formais de emprego como um dos resultados positivos da COP30 em Belém.

No balanço acumulado dos últimos 12 meses, foram 45.217 empregos com carteira assinada garantidos para os paraenses, com contratações registradas em todos os macros setores econômicos do Estado.

O cenário para o mercado de trabalho paraense ainda deve ser manter aquecido, avalia o Dieese, “com destaque para grandes eventos como o Círio de Nazaré, as festas de final de ano e as atividades da COP30”, conclui.

Em toda a região Norte foram feitas 104.416 admissões, contra 86.155 desligamentos, gerando um saldo positivo de 18.261 postos de trabalho, com destaques para o Pará e o Amazonas.