A retomada dos treinos visando o confronto contra a Aparecidense-GO, na próxima segunda-feira, no Mangueirão, será de dias que precedem a possibilidade de se alcançar vários objetivos. Uma vitória fará o Clube do Remo chegar a 22 pontos, que não só o mantém vivo na busca pela classificação para a segunda fase, como oficialmente deixará o Leão livre de qualquer ameaça de rebaixamento. Após a derrota na rodada passada por 1 a 0 para o Figueirense-SC, o time azulino só não ficou sem chances de se classificar para a fase seguinte porque os demais resultados favoreceram.
De acordo com o site Chance de Gol, especializado em estatísticas e prognósticos esportivos, o time que chega a 22 pontos alcança 99,9% de chances de não ser rebaixado. Se vencer as quatro partidas restantes e somar 12 pontos, o Remo chegará a 31 e, pelo menos, 99,5% de possibilidade de seguir adiante. Qualquer cenário menor que isso para se classificar será três vitórias e um empate, que levaria o Leão a 29 pontos e 80% de chances de classificação.
A chegada a essa marca longe da queda será importante para um time que esteve muito perto do Z4 em boa parte da competição, mas há tempos que o Remo chegou a uma condição mais confortável, lutando na parte de cima, mesmo sem nunca ter entrado no G8 até aqui. O Chance de Gol, por exemplo, aponta há pelo menos sete rodadas o Leão com menos de 1% de possibilidade de rebaixamento.
Para o jogo da semana que vem o Remo deve ter um bom público no Mangueirão. Não pela atuação ruim em Florianópolis (SC) e sim pelos resultados dos adversários, que mantiveram a equipe paraense a apenas dois pontos de distância do 8º colocado. Mas essa disputa está cada vez mais acirrada. Do primeiro ao 5º lugar (Botafogo PB, Athletic-MG, Volta Redonda-RJ, São Bernardo-SP e Ferroviária-SP), todos estão quase 100% garantidos. O Ypiranga-RS, o último do G8, tem dois jogos a menos que os demais. Ou seja, são praticamente apenas duas vagas restantes que estão em disputa entre Londrina-PR, Figueirense-SC, Tombense-MG, Náutico-MG e o próprio Remo.
Para vencer a equipe goiana na próxima rodada, possivelmente o Leão Azul terá mudanças na equipe titular. Algumas das peças que o técnico Rodrigo Santana escalou diante do Furacão não funcionaram. A torcida reclamou bastante de dois jogadores que sequer foram relacionados para a partida, o meia Matheus Anjos e o atacante Ronald. Mais do que peças, o treinador pediu ainda na capital catarinense pediu uma mudança de postura. “Falta poder de decisão, acho que a gente está tendo volume, mas falta acreditar. Acho que temos que entrar com mais atenção, concentração. É mais um jogo em que a gente tinha a possibilidade de entrar no G-8 e às vezes acabamos errando para nós mesmos”.