Polícia

Revoltado com resultado de concurso, pai atira na PM e é baleado no Pará; vídeo

O denunciante informou que estaria ocorrendo uma discussão no local e que um dos suspeitos estaria armado.
O denunciante informou que estaria ocorrendo uma discussão no local e que um dos suspeitos estaria armado.

O que seria uma festa de congraçamento no distrito de Castelo dos Sonhos, em Novo Progresso, na região sudoeste do Pará, terminou de forma sangrenta com duas pessoas baleadas após um tiroteio motivado por uma desinteligência entre o pai de uma das candidatas e organizadores de um concurso que escolhia a “Rainha do Rodeio”.

O primeiro registro oficial do fato vem da Polícia Militar através do 114º Pelotão Policial Destacado de Castelo dos Sonhos, sob o comando do sargento Lira subordinado ao CPR X sob o comando do coronel Pedro.

O relato registra que por volta da 1h23min deste domingo (28) a guarnição se encontrava no pavilhão da Paróquia Santo Antônio no Distrito de Castelo dos Sonhos, local em que ocorria o baile da “Rainha do Rodeio” e no momento em que os militares entravam no local a fim de realizar rondas foram acionados por um cidadão comunicando um tumulto no local.

O denunciante informou que estaria ocorrendo uma discussão no local e que um dos suspeitos estaria armado. A guarnição foi até o local informado, próximo ao palco e identificou o suspeito como Sebastião dos Reis Francisco, de 41 anos, sendo então iniciado o procedimento de abordagem do suspeito.

Percebendo que seria abordado, ele se deslocou em direção a cozinha do pavilhão. Ao se aproximar da cozinha e verificar que havia sido cercado pela guarnição, retirou um revólver calibre 38, marca Taurus, nº de série 1939637 da cintura e efetuou um disparo de arma de fogo em direção a um dos militares. 

De imediato, a fim de cessar a injusta agressão, o segundo militar efetuou disparo de arma de fogo em direção ao agressor. Ao ser alvejado, caiu ao solo e continuou a desferir disparos exatamente cinco em direção a guarnição policial, só cessando os disparos após descarregar o revólver.

De acordo com o relato possivelmente uns dos disparos de arma de fogo desferido por Sebastião dos Reis Francisco atingiu a perna de Anderson Silva da Silva. O suspeito foi encaminhado ao hospital geral de Castelo dos Sonhos atingido no braço e abdômen para tratamento médico, sendo submetido a procedimentos cirúrgicos e se encontra hospitalizado, a arma de fogo utilizada pelo agressor foi apreendida no local do fato, um revólver calibre 38 com seis munições deflagradas.

O registro na delegacia de Polícia Civil de Castelo dos Sonhos corrobora com o relatório da Polícia Militar e ganhou a capitulação como tentativa de homicídio em face de agente de segurança pública e consequente lesão corporal decorrente de intervenção policial.

A ação de Sebastião dos Reis Francisco contra os organizadores do evento foi o fato de que sua filha, candidata a rainha do rodeio, ter ficado no quarto lugar entre as candidatas, o que revoltado o pai que armado foi questionar o resultado junto aos jurados.