Pará

Será dada a largada para o Rallye do Sol!

Neste sábado (27), 200 veículos participam da competição que sairá de Benevides até Salinópolis
Neste sábado (27), 200 veículos participam da competição que sairá de Benevides até Salinópolis

O último final de semana das férias será com muita aventura e ronco de motores com a largada para a aguardada 27ª edição do Rallye do Sol, maior prova de rallye e enduro do Norte do Brasil. A largada ocorre neste sábado (27), na praça matriz de Benevides às 7h30, saindo um piloto a cada 30 segundos. A chegada está prevista para depois das 16h na estrutura montada na Praia do Maçarico, em Salinas.

Pela contabilidade da coordenação do evento perto de 200 veículos – entre carros, motos, quadriciclos e UTV´s – devem estar na largada. Esse é o limite máximo de veículos participantes permitido pela organização do evento.

Serão quatro as categorias participantes: Tração 4×2 (carros normais), Expedição (carros 4×2 e com tração 4×4), 4×4 Off Road (pilotos mais experientes) e, por fim, a categoria Graduados, de pilotos profissionais e bem mais experientes. No segmento das motos o rallye terá quatro categorias: iniciantes, novatos, Over 40 e Master.

O rallye vale para o Campeonato Paraense de Enduro de Regularidade da Federação Paraense de Motociclismo e para o Campeonato Brasileiro Norte Nordeste de Regularidade para motos, percorrendo cerca de 380 quilômetros e passando por mais de 40 municípios e localidades do Estado, com parada festiva no município de Igarapé-Açu.

Antônio Neto, presidente da Federação paraense de Motociclismo, vice-presidente da Federação Paraense de Automobilismo, criador e coordenador do evento desde a sua primeira edição, diz que a expectativa para a largada é enorme. “É um evento muito bonito e emocionante porque há uma grande interação entre os pilotos e navegadores, que percorrem por lugares inusitados e que por onde jamais imaginariam passar!”, destaca Neto. As duas federações promovem o evento, que tem apoio dos veículos do Grupo RBA (Diário do Pará, DOL e Rádios 99 FM, Diário FM e Clube AM/FM).

O Rallye do Sol é de regularidade, que consiste basicamente em estratégia, navegação e regularidade, em vez de velocidade. O evento teve início bem antes da prova propriamente dita, com a realização de um workshop na última quinta-feira no teatro do Shopping Bosque Grão Pará, onde foram abordados temas como interpretações de planilhas e regras de segurança. Todos os carros foram decorados com antecedência.

O rondoniense Lutjens Joaquim Barbosa de Oliveira,56, é proprietário de uma oficina de carros e participa do Rallye do Sol desde a primeira edição “ com a expectativa sempre de chegar ao final da prova e, principalmente, subir ao pódio”. Ele irá competir com um carro modelo Fiat Uno (motor Fire 1.3 com preparações). “Estou acostumado a participar desse tipo de rallye, mas em 2003, no Marajó, bati de frente com um caminhão que estava na contramão, mas graças a Deus só houve danos materiais… Busco sempre num evento desses a aventura, diversão e a resenha com os amigos, além de conhecer vários lugares e paisagens bonitas”, destaca.

O empresário cearense Antônio Souza da Silva, 57, mais conhecido como “Toninho”, participa do rallye a 20 anos e sempre participa de rallies em outros Estados do país. Ele, que já participou do rallye de moto, competirá esse ano com uma Pajero. Ele calcula já deve ter participado de, pelo menos, 30 rallies pelo Brasil. “Competir num rallye é uma sensação indescritível. É muito bom e emocionante. A nossa adrenalina cresce demais durante o evento e temos uma grande sensação e liberdade, além de sempre fazer novas amizades”.

ESTREIA

O empresário macapaense Adriano José Silva Nogueira Lima participa pela primeira vez do Rallye do Sol. “Estou estreando no evento e as expectativas são as melhores possíveis, pois será uma experiência única para minha família”, coloca. Ele já participou de rallies internacionais como o Rally das Savanas no Suriname e outro no Platô das Guianas, e também nos Lençóis Maranhenses, além de vários outros através do Jeep Clube de Macapá.

Sua rodagem em eventos desse tipo é grande. Adriano já participou de rallies com veículos como Land Rover, gaiolas, caminhão 4×4, Worker 15-210 e picapes. “Sou um apaixonado pelo off road, que me permite oportunidade de viver novas experiências e emoções na vida, difundindo os eventos no nosso Estado, como o Fest Jeep que ocorre 30/08 a 01/09 em Macapá”, conta.