Pará

Pará abre 1,2 mil vagas em cursos gratuitos para a COP 30

São esperadas entre 40 mil e 60 mil pessoas, das quais cerca de 7 mil formam equipes da ONU e delegações de países membros.
São esperadas entre 40 mil e 60 mil pessoas, das quais cerca de 7 mil formam equipes da ONU e delegações de países membros.

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) anunciou um amplo programa de capacitação destinado a preparar trabalhadores para a COP 30 (conferência mundial sobre mudanças climáticas), que será sediada em Belém, em 2025. Intitulado “Capacita COP 30”, o Programa prevê a formação de 1.200 profissionais, em diversas áreas ligadas ao turismo e à hospitalidade. As inscrições podem ser feitas pelo site www.capacitacop30.pa.gov.br.

Com um cronograma abrangente, o “Capacita COP 30” será realizado por meio de um contrato específico e cursos de 60 horas de formação. As aulas serão ministradas no Colégio Ideal, à tarde e à noite, entre 12 de agosto e 2 de setembro de 2024.

Os cursos oferecidos incluem Agente Comunitário para o Turismo; Atendimento em Hotel; Camareira; Condutor de Atrativo Turístico; Cultura Marajoara, Tapajônica, Maracá e Arte Rupestre Paraense; Espanhol Básico aplicado aos serviços turísticos; Garçom e Garçonete; Inglês Básico aplicado aos serviços turísticos; Inglês Instrumental para o turismo; Operação de Roteiros Regionais; Qualidade de Atendimento para taxistas e Recepcionistas em hotel. A diversidade dos cursos reflete a necessidade de um atendimento qualificado e abrangente para os milhares de visitantes esperados para a COP 30.

Turismo sustentável – “A capacitação dos nossos trabalhadores é essencial para o sucesso da COP 30. Estamos investindo na formação de profissionais qualificados para garantir um atendimento de excelência aos visitantes e, ao mesmo tempo, deixando um legado duradouro para o desenvolvimento do turismo sustentável em nosso Estado. A COP 30 é uma oportunidade única para o Pará se destacar internacionalmente e promover práticas sustentáveis que beneficiem nossa economia e sociedade”, afirmou o secretário de Turismo do Pará, Eduardo Costa.

A  Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas (COP) é um evento anual, que reúne líderes globais para discutir e estabelecer políticas ambientais e climáticas. A realização da COP 30 em Belém traz uma oportunidade única para o Estado do Pará se destacar no cenário internacional, promovendo o turismo sustentável e o desenvolvimento socioeconômico.

Atendimento de excelência – O evento atrairá milhares de visitantes, incluindo autoridades, empresários e ativistas ambientais de dezenas de países. A capacitação dos trabalhadores locais é fundamental para garantir um atendimento de excelência, promovendo a imagem positiva do Pará e fortalecendo a indústria do turismo na região. A COP 30 também impulsiona discussões sobre sustentabilidade, promovendo práticas que podem ser incorporadas ao dia a dia do setor turístico, contribuindo para um desenvolvimento mais equilibrado e responsável.

Ao investir na formação de profissionais qualificados, a Setur não só prepara o setor de turismo para um evento de grande porte, mas também deixa um legado duradouro de capacitação e melhoria nos serviços turísticos, beneficiando a economia local a longo prazo.