BRAGANÇA PAULISTA, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Mais rápida durante todo o fim de semana, a McLaren confirmou o bom momento e conseguiu a dobradinha no GP da Hungria neste domingo (21), com Oscar Piastri em primeiro e Lando Norris em segundo. Norris abriu passagem para Piastri conseguir a primeira vitória da carreira no fim da corrida.
Lewis Hamilton, da Mercedes, completou o pódio depois de largar em quinto lugar. O inglês foi muito bem defendendo a posição de Max Verstappen, da Red Bull.
Esta foi a 49ª vez que a McLaren conseguiu uma dobradinha na história da Fórmula 1. A última vez havia sido em 2021, na Itália.
O terceiro lugar é marcante para Lewis Hamilton. O heptacampeão mundial agora soma 200 pódios na carreira.
A Fórmula 1 volta no próximo domingo (28). A próxima corrida é o GP da Bélgica, no circuito de Spa-Francorchamps, às 10h (de Brasília).
Como foi a corrida
Lando Norris largou mal e perdeu duas posições. Max Verstappen, que saiu em terceiro, pressionou as McLaren à frente e forçou uma ultrapassagem sobre o pole position por fora da pista e ficou em segundo. Enquanto isso, Oscar Piastri assumiu a ponta.
Verstappen devolveu a posição para Lando Norris. Enquanto a organização da prova investigava a ultrapassagem do holandês, que teria se aproveitado do fato de ter saído da pista para ganhar vantagem, o piloto da Red Bull abriu passagem para o carro da McLaren na quarta volta. Piastri seguiu em primeiro lugar.
Lewis Hamilton foi quem se deu melhor após os pit stops. Primeiro do pelotão da frente a parar, o britânico assumiu o terceiro lugar depois que todos foram aos boxes. Ele assumiu a posição de Max Verstappen enquanto o holandês fez a parada dele. Piastri e Norris mantiveram a McLaren nas primeiras posições.
Max Verstappen errou ao tentar ultrapassar Lewis Hamilton e não conseguiu recuperar a posição na pista. O holandês pressionou o heptacampeão mundial por mais de dez voltas e chegou a ficar na frente, mas errou na sequência e só conseguiu voltar ao terceiro lugar quando Hamilton foi para os boxes. Charles Leclerc, da Ferrari, aproveitou a briga para encostar.
O erro de Verstappen custou duas posições ao atual campeão mundial. Após as paradas, ele voltou atrás de Lewis Hamilton e de Leclerc, na quinta posição.
Lando Norris voltou à liderança depois que as McLaren pararam. Mais rápido na pista, o inglês voltou à frente de Oscar Piastri após a segunda rodada de ida aos boxes.
Max Verstappen encostou e ultrapassou Charles Leclerc – sem errar. Após tirar a vantagem em relação ao carro da Ferrari, o holandês encostou e tomou a quarta posição sem muitos problemas.
A McLaren pediu para Lando Norris deixar Oscar Piastri passar, e o inglês só acatou o pedido na antepenúltima volta – ele precisou ser convencido pelos engenheiros. A equipe alegou que protegeu Norris ao pedir que o colega parasse antes, e que era justo que o inglês deixasse o australiano retomar o primeiro lugar – já que Piastri acabou prejudicado por ir aos boxes primeiro.
No fim, Max Verstappen fez uma manobra arriscada para tentar ultrapassar Hamilton e tocou no inglês. Com isso, o piloto da Red Bull saiu da pista e perdeu a posição para Charles Leclerc. Apesar de tudo, o holandês conseguiu voltar para a pista e manter a quinta posição.
Classificação do Mundial de Pilotos
Max Verstappen segue como líder disparado. Ele chegou a 265 pontos, enquanto Lando Norris, segundo colocado, tem 189. Charles Leclerc, da Ferrari, chegou a 162 pontos, e é o terceiro, seguido de perto por seu companheiro Carlos Sainz, que soma 154.
Com a primeira vitória da carreira, Oscar Piastri se aproximou dos pilotos da Ferrari. Agora, ele tem 149 pontos, e é o quinto do campeonato.
A dobradinha colocou a McLaren à frente da Ferrari no Mundial de Construtores: 338 a 316. A Red Bull segue líder, com 389, mas viu as principais adversárias encostarem.
Veja a classificação do GP da Hungria:
1º – Oscar Piastri (McLaren) – 1h38min1s989
2º – Lando Norris (McLaren) – +2s141
3º – Lewis Hamilton (Mercedes) – +19s696
4º – Charles Leclerc (Ferrari) – +21s349
5º – Max Verstappen (Red Bull) – +23s073
6º – Carlos Sainz (Ferrari) – +39s792
7º – Sergio Pérez (Red Bull) – +42s368George
8º – Russell (Mercedes) – +1min17s259
9º – Yuki Tsunoda (Racing Bulls) – +1min17s976
10º – Lance Stroll (Aston Martin) – +1min22s460
11º – Fernando Alonso (Aston Martin) – + 1 volta
12º – Daniel Ricciardo (Racing Bulls) – + 1 volta
13º – Nico Hulkenberg (Haas) – + 1 volta
14º – Alexander Albon (Williams) – + 1 volta
15º – Kevin Magnussen (Haas) – + 1 volta
16º – Valteri Bottas (Sauber) – + 1 volta
17º – Logan Sargeant (Williams) – + 1 volta
18º – Esteban Ocon (Alpine) – + 1 volta
19º – Guanyu Zhou (Sauber) – + 1 volta
20º – Pierre Gasly (Alpine) – não completou