Arraial do Pavulagem volta às ruas após sucesso de público dos Arrastões juninos. Dessa vez, o trajeto é diferente e o Batalhão da Estrela (em versão reduzida) parte pela Boulevard Castilhos França até a Praça Dom Pedro II, onde a banda se apresenta com convidados.
Quem estava com saudade dos Arrastões do Pavulagem já pode marcar no calendário a data do reencontro. O Arrastão do Círio 2022 acontece no dia 08 de outubro trazendo de volta às ruas a música, a dança, os pernas de pau e todos os elementos artísticos que fazem o Pavulagem ser tão querido. O lançamento oficial do Arrastão do Círio acontece em evento dia 16/09 no Teatro Gasômetro, com uma edição do projeto Oralidades e show do Arraial do Pavulagem. O reencontro começa ás 19h e a entrada é 1kg de alimento não-perecível.
Mais informações nas redes sociais do Arraial do Pavulagem
A realização do 20º Arrastão do Círio é do Instituto Arraial do Pavulagem, com patrocínio da Equatorial Energia, apoio cultural da Lei Semear, Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP), Governo do Pará e apoio institucional da Prefeitura de Belém através da FUMBEL.
DINÂMICA
O Arrastão do Círio 2022 acontecerá em formato diferente dos Arrastões juninos. O Batalhão da Estrela será formado por 360 pessoas, que ensaiam de 22/09 a 06/10 para a festa do dia 08/10. Como em todo Arrastão do Círio, haverá uma homenagem à Nossa Senhora de Nazaré. Mas o trajeto será diferente. Confira o caminho e os horários a seguir.
CELEBRAÇÃO PELO CENTRO HISTÓRICO DE BELÉM
Concentração (que começa a partir de 9h) e ponto de partida acontecem na esquina da Boulevard Castilhos França com a Presidente Vargas (sentido Ver-o-Peso). Após partir (por volta de 11h, após o fim do Círio Fluvial) e seguir direto pela Boulevard Castilhos França, o Arrastão dobra na 16 de novembro e tem sua conclusão na Praça Dom Pedro II, onde a banda Arraial do Pavulagem se apresenta ao lado de convidados especiais.
“Com esse Arrastão do Círio, oferecemos uma oportunidade de festejar a cultura popular da Amazônia tendo como cenário locais marcantes e importantíssimos do centro histórico de Belém. É um trajeto parecido com os Arrastões de antigamente. Para nós, realizar essa ‘procissão’ de cultura inspirada na procissão religiosa é uma forma de honrar a história do povo que anualmente faz do Círio uma celebração tão emocionante e relevante para o mundo inteiro”, diz Ronaldo Silva, presidente do Instituto Arraial do Pavulagem.
Ele completa relembrando a quadra junina do Pavulagem deste ano e revelando o sentimento de realizar mais um Arrastão do Círio, que esse ano chega à sua 20ª edição em 35 anos de atividades do Instituto Arraial do Pavulagem.
“O retorno do Pavulagem às ruas em junho foi uma alegria gigantesca pra todos nós e pra cidade inteira. E esse cortejo do Círio é super importante pra nós, porque é uma forma de participar desse momento tão grandioso. É uma oportunidade de mostrar como a gente trabalha o imaginário popular desse período, desse contexto recheado de uma religiosidade tão importante. Estamos animados para viver esse momento de alegria com todo mundo no primeiro Círio depois de dois anos”, comenta.
SERVIÇO – ARRASTÃO DO CÍRIO
Data: 08/10
Horário: 9h (concentração), 11h (saída do cortejo após o fim do Círio Fluvial)
Local: Boulevard Castilhos França com Av. Presidente Vargas (partida) Praça Dom Pedro II (chegada)
Mais informações: redes sociais oficiais do Arraial do Pavulagem (https://linktr.ee/pavulagem)