Pará
Ainda vai pegar a estrada? Então cuide do seu veículo!
As férias de verão estão a pleno vapor, e muitas famílias aproveitam esse período para viajar e curtir momentos de lazer. Mas antes de pegar a estrada, é essencial garantir que o veículo esteja em perfeitas condições para evitar imprevistos de problemas mecânicos, sendo fundamental que os motoristas realizem a manutenção adequada de seus veículos.
Uma revisão pré-viagem minuciosa é extremamente importante e contribui para a segurança de todos os ocupantes do veículo e dos demais usuários das estradas. É o que destaca Fábio Pontes, supervisor nacional de compras e varejo da RR Pneus, que dispõe do serviço em Belém. “Verificar as luzes do carro, incluindo faróis e luzes de freio, e garantir que os pneus estejam em bom estado, pois são cruciais para a segurança do veículo”, aconselha. Além disso, ele diz que o estepe, que é um pneu temporário e obrigatório usado como reserva, deve estar em bom estado e calibrado, assim como o macaco do carro e o triângulo de sinalização, que são essenciais para paradas emergenciais.
A procura por manutenções preventivas aumenta em aproximadamente 20% a 30% durante o verão, segundo Fábio. No entanto, muitos ainda deixam para a última hora, aquela em que os problemas mecânicos surgem após a viagem e que poderia ser evitado com uma revisão prévia.
Para quem arrumou as malas e as ferramentas emergenciais, o supervisor alerta que a manutenção dos pneus é um dos pontos fiscalizados em rodovias, especialmente em fiscalizações federais. “Todos os pneus têm um indicador de desgaste chamado TWI, que fica a 1,6 mm da profundidade total do pneu. Se o pneu estiver desgastado até esse ponto, ele deve ser substituído para evitar multas e garantir a segurança”, explica.
Em relação aos fluidos do veículo, Fábio destaca a importância de verificar o nível do óleo do motor, fluido de freio e o aditivo do radiador. “O óleo do motor deve estar entre o mínimo e o máximo para evitar problemas. O fluido de freio deve estar completo, e o aditivo do radiador é crucial para evitar o superaquecimento do motor”, orienta sobre a revisão básica de troca de óleo e filtros, que pode ser encontrada a partir de R$ 150,00, dependendo do veículo. Ele também enfatiza a necessidade de usar aditivo específico no radiador, em vez de água, que pode ferver e causar danos.
Sobre a bateria, Fábio comenta que as baterias modernas não precisam ser recarregadas, mas é importante estar atento ao tempo de vida útil. “Se a bateria está apresentando falhas, como dificuldade para ligar o carro, é hora de verificar. Quanto ao sistema de freios, é fundamental inspecionar regularmente as pastilhas e discos. Uma pastilha desgastada pode danificar o disco de freio, aumentando os custos de manutenção”, alerta
Quanto à frequência das manutenções, a sugestão é que a inspeção das pastilhas de freio seja feita a cada 15.000 a 20.000 km. “Se você dirige principalmente na cidade, onde o uso do freio é mais frequente, a troca das pastilhas pode ser necessária com mais frequência. Em estradas, onde o uso do freio é menor, elas podem durar mais. Mas, independentemente disso, uma verificação periódica é essencial para garantir a segurança”.
Para emergências, além do triângulo e macaco, Fábio recomenda ter um cabo de chupeta, mesmo que seu uso não seja obrigatório. “O cabo de chupeta é útil em situações de emergência, mas é importante lembrar que você precisará de outro carro para utilizá-lo”, complementa.
A suspensão do veículo, que garante a estabilidade, também deve ser verificada. “Problemas na suspensão podem comprometer a segurança em curvas e terrenos irregulares”, diz o supervisor. Fábio finaliza destacando a necessidade de troca dos filtros de óleo, combustível, ar do motor e ar-condicionado durante a revisão. “Trocar apenas o óleo não é suficiente. Os filtros devem ser substituídos regularmente para garantir o bom funcionamento do veículo”, conclui.