O vacilo azul-marinho na última rodada teve consequências duras na Série C do Campeonato Brasileiro. Após entrar na zona de classificação, a equipe viu o sonho se tornar pesadelo ao sair da área verde e seguir parado na décima posição desta etapa classificatória. A derrota por 2 a 1 de virada para a Ferroviária-SP, conforme projeções, deixou o futuro ainda mais agoniante no que se refere à classificação para o quadrangular decisivo da competição.
De acordo com o site de estatísticas Chance de Gol, o Leão Azul possui chances relativamente baixas de seguir adiante na competição ao se levar em consideração análise de desempenho, confrontos diretos futuros e rendimento da equipe com base em suas apresentações como mandante ou visitante. Nesse sentido, a probabilidade de classificação azulina é de apenas 26%. O Náutico-PE, que chegou a flertar com a zona de rebaixamento e que atualmente está uma posição atrás do time paraense, apresenta quase o dobro de chances conforme os estatísticos, com 43,3%.
A parada fica ainda mais complicada quando se é colocado em comparação os 11 postulantes ao G8. Como cinco equipes aparentemente já encaminharam as respectivas vagas, das três vagas que ainda aparecem em aberto, das seis agremiações que possuem matematicamente brechas para ir além, o Mais Querido é o que tem o segundo pior número, atrás somente do Figueirense-SC.
Conforme a linha de corte das edições passadas, a equipe precisa chegar aos 30 pontos, o número mágico. Para isso precisa somar no mínimo 14 pontos de 18 que ainda estão em disputa nessa primeira fase. Ou seja, a sequência azulina precisa ser de perfeição se não quiser ficar mais uma vez no quase.
Se a draga na busca por uma vaga no G8 segue em alta, ao menos em um tópico o time pode ficar ‘sossegado’ que é contra o rebaixamento. Para espantar de vez o fantasma da queda, a linha de corte são 22 pontos, ou seja, mais seis pontos em seu saldo. Atualmente, o time apresenta 1,7% de probabilidade de rebaixamento.